Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Viagem Técnica de Solos – UNIDEAU Getúlio Vargas

Turma do 3º semestre de Agronomia realiza viagem de estudos para classificação de solos no RS.
Nos dias 05 e 06 de abril de 2025, os alunos do 3° semestre de Agronomia do Centro Universitário Ideau (UNIDEAU) realizaram a Viagem de Solos, que é uma atividade prática da disciplina de Ciência do Solo, conduzida pelo professor Dr. César Tiago Forte.
Durante os dois dias de viagem, os 43 alunos da turma percorreram mais de 1.200 km com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos visitando unidades de mapeamento de solos previamente estudadas em aula. A atividade possibilitou uma vivência direta com diferentes realidades de solos, reforçando a importância da prática de campo na formação técnica e científica dos futuros agrônomos.
-
Roteiro de viagem
Primeiro dia: Saindo de Getúlio Vargas, passaram por Santo Ângelo e São Borja onde visitaram três unidades de mapeamento: Banhado, Durasnal e Escovar.
Segundo dia: O roteiro seguiu pelos municípios de São Pedro do Sul (São Pedro), Santa Maria, Júlio de Castilhos (unidade homônima) e finalizou em Cruz Alta com o retorno para Getúlio Vargas.
A Viagem de Solos reforça as práticas de campo para a formação técnica e científica dos futuros profissionais. Segundo o professor Dr. César, “A importância da viagem é conhecer diferentes realidades de solos dentro do Rio Grande do Sul, de diferentes ambientes de produção, caracterizando o solo pela sua textura, fertilidade, drenagem e outras características intrínsecas, determinando o potencial produtivo das culturas. Isso é essencial para posicionar manejos adequados nas zonas de produção.”
Segundo o acadêmico, Felipe Frozza Presotto, “A viagem de solos foi de muito aprendizado e agregou muito para o meu conhecimento e entendimento sobre os tipos de solos, pois vimos todos eles na prática, além de ver suas camadas e horizontes, seus potenciais produtivos de cada região e solo.”
Para Letícia Chiarello a viagem de solos foi um complemento dos conteúdos vistos em sala de aula. “A viagem contribuiu para o entendimento dos solos, pois conhecemos a realidade de cada região.”
A atividade permitiu aos alunos observar in loco as variações nos tipos de solo e seus respectivos manejos. Com atividades como essa, as Faculdades IDEAU conectam teoria e prática de forma concreta fortalecendo a formação de profissionais capacitados e engajados com os desafios reais.