Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Um pedaço da natureza na sala de aula do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara
Observar como a Natureza se comporta é uma experiência fascinante e uma boa oportunidade de conhecer melhor os hábitos dos seres vivos. Mesmo sendo delicado, o equilíbrio da Natureza é uma das maiores maravilhas do mundo! Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por joaninhas, tatuzinho, formigas, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos as professoras Luciana Pandolfi Morandini e Fabiane Pedroso Tomassini propuseram para a turma do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara a exploração dos Bichos de Jardim, com o objetivo de valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram. Muitas foram as atividades desenvolvidas dentre: histórias, pesquisas, entrevistas, texto coletivo, aula no laboratório e construção de um terrário.
O objetivo de todo o trabalho realizado dentro da temática foi trazer pra perto dos estudantes, que também são seres da natureza, a oportunidade de compreender melhor as relações de total dependência entre todos os habitantes do Planeta Terra, e comprovar, de forma simples, que um organismo não sobrevive sem o outro; todos os seres são peças de um grande e vivo quebra-cabeças, que está em constante movimento. Entendendo isso, podemos começar a perceber que qualquer interferência humana causa impactos ao meio ambiente, positivos ou negativos, mas muitas vezes, irreparáveis.
Também o trabalho realizado abrangeu os passos da metodologia de investigação científica: observar, registro, questionamento, experimentação e conclusão.
Sendo assim, após dias explorando o terrário a estudante Emily Simioni Fabris salientou: “ é muito importante cuidar do meio ambiente, ele está aqui, junto de nós”. Já o estudante Matheus Nardi Antoniolli relata: “o ambiente é o ar, a água, a luz e o alimento. Até nós somos porque fizemos parte dele”.
Texto Coletivo 1º ano
NOSSO TERRÁRIO:
UM PEDAÇO DA NATUREZA NA SALA DE AULA
Ao ouvir a história A Descoberta da Joaninha, da autora Bella Leite Cordeiro, desenvolvemos mais a capacidade de amizade, solidariedade e bondade. Logo, apareceram dúvidas sobre a vida da simpática joaninha.
O que elas comem? Onde vivem? Onde moram? Todos nós pesquisamos e aprendemos muitas coisas legais sobre ela: são pequenas, se alimentam se pulgões e folhas, vivem em média 180 dias, suas asas batem 85 vezes por segundo, possuem várias cores…
Foi aí que tivemos a ideia de montar um ambiente de vida para as joaninhas e acompanhar o seu comportamento com a natureza.
O Terrário foi construído com a ajuda da Professora de Ciências Fabiane e ela nos disse que este é o planeta das joaninhas. Nele colocamos:
- uma camada de pedras
- uma camada de areia
- uma camada de carvão
- uma camada de terra vermelha
- uma camada de terra preta
- plantas
- bichinhos: JOANINHAS, MINHOCAS, CARACOL, TATU BOLA E GRILO.
ASSIM O TERRÁRIO DO 1º ANO FICOU PRONTO PARA OS BICHINHOS SE AVENTURAREM E BRINCAREM E A NOSSA TURMA PREPARADA PARA OBSERVAR E FAZER NOVAS DESCOBERTAS.