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08/06/2015

Prova interdisciplinar é realizada em todas unidades da IDEAU

Em todos os semestres, os acadêmicos da IDEAU realizam a Prova Interdisciplinar. Essa prova é composta de questões sobre as disciplinas abordadas em sala de aula pelos professores e serve como base de estudos e inter-relação com os conteúdos.

Visando desenvolver o conhecimento e o raciocínio interdisciplinar, a prova envolve temáticas para correlacionar as disciplinas de cada semestre dos cursos.

Neste semestre, a prova foi realizada no dia 28 de maio, por todos os alunos da graduação, de todas as unidades da IDEAU

O tema da Prova Interdisciplinar deste ano foi o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – MEC. É um exame aplicado pelo MEC que afere o desempenho de estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), quanto a Formação Geral, Habilidades e Competências necessárias à formação e ao exercício profissional. Através da Avaliação do Enade é possível saber qual o seu desempenho com relação aos conteúdos de aprendizagem previstos para o curso.

A prova foi respondida sem consulta e de forma individual, e cada Professor trabalhou o tema/contexto da Prova Interdisciplinar com suas turmas.

A Prova Interdisciplinar foi composta por questões conforme os créditos das disciplinas matriculadas pelos acadêmicos, sendo 5 (cinco) questões objetivas (para disciplinas de 3, 4 ou mais créditos) e 3 (três) questões objetivas (para disciplinas de 2 créditos) contendo 5 alternativas cada questão. Uma (1) questão de cada disciplina foi de conhecimentos gerais (uma vez que devemos estar sempre bem informados sobre o que acontece no planeta, em todas as esferas, tanto em âmbito nacional, como internacional, até para que possamos entender melhor o mundo em que vivemos).

A interdisciplinaridade surgiu nos anos 70 como resposta às necessidades de uma abordagem mais integradora da realidade. Ela nasce da hipótese de que, por seu intermédio, é possível superar os problemas diversos, contribuindo para vincular o conhecimento teórico à prática.

A interdisciplinaridade corresponde a uma nova consciência da realidade, a um novo modo de pensar, que resulta num ato de troca, de reciprocidade e integração entre áreas diferentes de conhecimento, visando tanto à produção de novos conhecimentos, como a resolução de problemas, de modo global e abrangente.

Neste contexto, é o processo de integração e engajamento, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo acadêmico-escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.

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