Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Oficinas pedagógicas – Projeto Teórico prático do Curso de Pedagogia IV da Faculdade IDEAU
O PTP da Pedagogia IV ocorreu nos espaços educativos da APAE e Lar dos Idosos através de Oficinas aplicadas pelos acadêmicos. A escolha das oficinas para realizar o trabalho ocorre porque essas são uma alternativa de ensino e aprendizagem, em que a dinamização é feita através de grupos cooperativos, explorando situações do cotidiano, intercalando teoria e prática, é um espaço e um tempo provocador de experiências posteriormente socializadas. Esta concepção de trabalho interdisciplinar prioriza a ação, a relação teoria-prática e o processo pedagógico. Neles, o educando constrói os significados, o educador é o mediador entre o conteúdo e o saber, e os conteúdos são apresentados problematizados e contextualizados. A turma Pedagogia IV, foi dividida em quatro grupos que ficaram responsáveis pela realização das oficinas pedagógicas. O projeto teórico prático foi coordenado pela profª Ms. Angelice M.B. Slaviero.
Os objetivos foram:
Planejar estratégias para abordar e pesquisar problemas que vão além da compartimentação disciplinar.
Vivenciar as quatro experiências básicas na aprendizagem da língua: ouvir, falar, ler e escrever com competência e autonomia, através da contação de histórias.
Estimular e apoiar experiências inovadoras na prática docente voltada para as questões ambientais.
Possibilitar a troca de experiências sobre o pensar e o fazer pedagógicos relativas à educação nos espaços da APAE e Lar dos Idosos.
Refletir sobre a importância da construção de relações éticas e solidárias na educação, como condição necessária para a consolidação de um espaço de aprendizagem significativa, através da ludicidade na Matemática.
Divulgar experiências inovadoras realizadas na APAE e Lar dos Idosos.
Pode-se dizer que os objetivos foram plenamente atingidos, pois os acadêmicos realizaram as atividades a que se propuseram com entusiasmo, alegria, responsabilidade e ética. Ficou assim, evidenciada a capacidade de aliar teoria e prática em ambientes diferenciados. São experiências que desafiam, mas enriquecem os estudantes, bem como as pessoas que usufruem desse trabalho, comenta a professora Angelice, coordenadora do projeto na turma.
Para a professora Gisele, coordenadora do Curso, “As acadêmicas demonstraram organização, criatividade, empenho, alegria, espírito de grupo, motivação. Parabéns!”