Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Mostra cultural é realizada pelo curso de Psicologia em alusão ao mês da Consciência Negra
Comemorado nacionalmente, a expressão representa a luta dos negros contra a desigualdade social e a discriminação racial. Pensando nesta pauta, os acadêmicos do 10° nível do curso de Psicologia da Faculdade IDEAU, juntamente com a professora Consuelo Piaia e a coordenação promoveram um momento para reflexão e debate na última segunda-feira (26).
O evento reuniu alunos de diversos cursos de graduação e a comunidade em geral, oportunidade em que tiveram contato com arte, cultura e debates. Durante a Mostra Cultural palestraram convidados diretamente ligados a causa, entre eles a psicóloga Monique Maína Milkiewicz Rosset e André Fabricio Ribeiro que é membro do Movimento Étnico e Cultural dos Negros de Erechim (MENE). Ribeiro apresentou aos presentes um resgate histórico de maneira a observar a importância dos afro-brasileiros no desenvolvimento econômico, político e cultural no estado do Rio Grande do Sul, sobretudo na região do Alto-Uruguai.
Após as palestras em que se objetivou a construção do diálogo, houve também apresentação dos grupos: Alforria e Capoeira Angola Liberdade. A coordenadora do curso de Psicologia Jordana Calcing avalia o evento com bons olhos, “É função nossa, como Instituição, promover momentos de reflexão como esse, que nos sinaliza o quanto ainda temos que evoluir enquanto sociedade e cidadãos. Preciso lembrar que cada passo dado durante esse semestre, cada conquista, é fruto de um trabalho realizado em equipe, onde os docentes exercem papel fundamental pois idealizam e organizam os eventos (como o de ontem), e, a Instituição que nos dá liberdade para inovarmos, de maneira que os alunos são nossos parceiros em todas as etapas, construindo e pensando coletivamente conosco esses momentos”.