Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
IDEAU – Santa Clara completa 99 anos de história
Fundada pelas Irmãs Franciscanas em 12 de fevereiro de 1922 a Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara, de Getúlio Vargas, completa 99 anos de história em 2021. Sua trajetória, quase centenária, está marcada como uma referência de educação no município e na região do Alto Uruguai.
Além de excelência no ensino, a Instituição direciona esforços para possibilitar acompanhamento social e emocional das crianças e adolescentes, atendendo de maneira personalizada as necessidades de cada um. A diretriz pedagógica visa a construção de saberes de maneira integrada e significativa, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o crescimento humano.
Presente e atuante na comunidade, o percurso da IDEAU – Santa Clara tem demonstrado que, para além da formação humana, a escola desempenha papel fundamental na cultura e na sociedade, fazendo parte da história de diferentes gerações, como é o caso da família Sommer, em Getúlio Vargas. A farmacêutica Juselie Sommer (conhecida por todos como Lely), iniciou seu vínculo com a escola em 1959, quando entrou para o jardim de infância e permaneceu como aluna por doze anos. Após casar-se, Lely constituiu família e teve quatro filhos, que assim como a mãe, também foram estudar no Colégio Santa Clara. Michelli ingressou em 1983; Francine em 1984; Nikolle em 1986; e, Maykell em 1992.
Durante a trajetória dos filhos na escola, Lely e o marido, Dr. Valdir Sommer, foram atuantes e participativos em diversas atividades. Eles participaram durante 20 anos das atividades do Conselho Pais e Mestres (CPM), incluindo a ocupação do cargo de presidência por duas gestões consecutivas e como tesoureiros por três gestões. “Ninguém se sentia obrigado a ajudar nas atividades da escola, todos nós vínhamos e sempre nos sentimos acolhidos como se fôssemos uma grande família” comentam.
O casal, que por décadas esteve envolvido nas diversas ações propostas pela escola enquanto os filhos estudavam, hoje, orgulham-se em ver seus dois netos seguirem a tradição da família e estudar na Escola IDEAU – Santa Clara. Sophia Sommer Sachet frequenta a 6ª série e o irmão, Thomás Sommer Sachet, a 2ª série. Para Lely, o vínculo familiar que é conservado pela escola é um elemento importante para as crianças, “As pessoas não vão para a escola somente para aprender, mas também para confraternizar, criar vínculos e amizades”. Neste sentido, Dr. Sommer avalia que os valores éticos e morais que foram mantidos e repassados ao longo dos anos até os dias hoje, são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e de bons cidadãos.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), professor Flávio Carlos Barro, manifesta o orgulho e a grande responsabilidade em dar continuidade ao legado deixado pelas irmãs no século passado, “Sem dúvida a nossa escola, IDEAU – Santa Clara, foi e continua sendo uma referência de educação no nosso Estado. Não medimos esforços para cumprir com a nossa missão, que vai muito além do ensino e da aprendizagem, pois preocupa-se também com o desenvolvimento humanizado de cada aluno e com o resgate de valores essenciais para a vida em sociedade” observa.
O presidente também reconhece e agradece a participação e o envolvimento de todos, professores, pais, familiares, alunos e a comunidade em geral durante os quase cem anos de história. “Muitas pessoas por aqui passaram e deram sua contribuição, de diferentes formas. Somos gratos a cada um, pois certamente foram fundamentais para a construção dessa linda trajetória” destaca Barro.