Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

01/04/2016

IDEAU participa do Programa Qualidade de Vida em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, ACCIAS e Policlínica Plus.

Iniciou na manhã desta quarta-feira, 30 de março, o Programa Qualidade de Vida voltado para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos getulienses, através da prática de exercícios físicos e educação alimentar. Uma solenidade realizada na entrada do Ginásio Municipal contou com a presença do Prefeito Pedro Paulo Prezzotto; dos secretários municipais de Saúde, Elgido Pasa, Educação Sandra Betiatto, de Desenvolvimento Econômico, Ademar Rigon; do presidente da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva; do Coordenador do Curso Técnico de Enfermagem da Faculdade Ideau, professor Marcos Paulo Dellani; do Diretor Administrativo da Policlínica Plus, Jean Carlo Utteich, integrantes da Câmara Técnica da Saúde do Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas, agentes comunitárias de saúde, enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuarão no Programa, além do grupo de mulheres inscritas que são atendidas pela Unidade Básica de Saúde São José.

O Secretário Municipal de Saúde, Elgido Pasa, em sua manifestação, destacou que o programa foi idealizado com a finalidade de criar alternativas para oferecer algo diferenciado no trabalho de prevenção à saúde da população. O projeto é voltado para pessoas com idade entre 30 e 60 anos, que possuam um diagnóstico médico de obesidade. Serão realizadas atividades voltadas à conscientização e à pratica de exercícios físicos com ginástica localizada e aeróbica. Os participantes passarão por avaliações clínicas e nutricionais periodicamente, com profissionais da área, sendo acompanhados durante o andamento do projeto.

De acordo com o Secretário Pasa, o melhor, tanto para o município como para as pessoas é agir na prevenção, evitando que fiquem doentes. Ele informou que a legislação estabelece que 15% do orçamento do município deva ser aplicado em saúde, porém, em Getúlio Vargas, a média é 20%, sendo no ano de 2015 foram aplicados 21,47% do orçamento em saúde.

PARCERIA PÚBLICO PRIVADO

O presidente da ACCIAS, Luiz Carlos Silva, destacou a parceria Público/Privado que está se estabelecendo no desenvolvimento deste projeto, unindo Poder Público e iniciativa privada. São parceiros do Projeto o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, a ACCIAS, a Policlínica Plus e a Faculdade Ideau. Silva também falou que este projeto é resultado do trabalho da Câmara Técnica da Saúde do Prodege a aproveitou para destacar os objetivos do Programa e como ele funciona. De acordo com o presidente da ACCIAS, a proposta é fomentar o desenvolvimento de Getúlio Vargas a curto, médio e longo prazos.

O Prefeito Pedro Paulo Prezzotto ressaltou que como gestor dos recursos públicos, o seu papel é fazer cada vez uma cidade melhor para os cidadãos que aqui vivem. "Nosso objetivo é buscar o melhor para o nosso povo, a nossa gente, e cuidar da saúde é uma das metas da nossa Administração", destacou.

Prezzotto ainda enalteceu que Getúlio Vargas é o primeiro município a ser contemplado com o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – que irá iniciar atendimento à população no próximo mês, onde serão disponibilizados serviços de média complexidade, na área da Saúde Bucal, que funcionará junto à Faculdade Ideau. Ele ainda salientou que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, está se buscando investir da melhor maneira, especialmente colocando a pessoa em primeiro lugar.

Após a solenidade de instalação oficial do Programa de Qualidade de Vida, a educadora física Daniela Bernieri, profissional que ministrará as aulas do Programa, falou sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde e a reeducação alimentar. Em seguida levou as participantes para dentro do Ginásio e iniciou com uma sessão de alongamento. As aulas acontecerão uma vez por semana, nas quartas-feiras, no Ginásio Municipal. A atividade será acompanhada por técnicos de enfermagem que irão controlar pressão arterial e nível de glicose no sangue. Periodicamente os pacientes serão pesados e monitorados pelos profissionais que acompanham o projeto.

COMO PARTICIPAR

Para participar, os interessados precisam se inscrever em uma das quatro UBSs que integram o Programa e passar por uma análise clínica, através de consulta médica e nutricional. A partir desta, será realizada uma triagem, pois as vagas são limitadas. O Programa visa diminuir o sedentarismo, bem como agregar outros benefícios à saúde, tais como diminuição de riscos cardíacos, pressão arterial, obesidade, diabetes, colesterol, atrofia muscular, entre outros.

Maria Lúcia Smaniotto

Assessora Imprensa PMGV

 

Comentários