Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Hospital Veterinário São Francisco da Faculdade IDEAU atende animal em final de gestação
O Hospital Veterinário São Francisco – Faculdade IDEAU atende pequenos e grandes animais e conta com equipamentos modernos e eficientes para tal finalidade bem como profissionais qualificados e treinados.
A médica veterinária Dra Daniela Oliveira que atende no Hospital Veterinário São Francisco, realizou atendimento em uma vaca holandesa, que estava no final da gestação. Segundo a Dra o animal apresentava escore corporal baixo e mastite clínica crônica. “Além destas sintomatologias o animal apresentou Hipocalcemia, então realizamos a indução do parto que aconteceu após 32 horas, pois o animal encontrava-se caído e não levantava sem ajuda”.
Ainda segundo a Dra Daniela o protocolo terapêutico contou com a aplicação intravenosa de cálcio, hidratação, antibiótico terapia para mastite e fisioterapia com a ajuda de um levantador de bovinos. “Após três dias o animal levantou e já se alimentava com ajuda”.
Conforme a médica veterinária Dra Daniela, sabe-se que na bovinocultura de leite uma das enfermidades que acomete as vacas pré e pós parto é a Hipocalcemia, conhecida também como febre do leite ou síndrome da Vaca caída.
De acordo com a Dra Daniela esta enfermidade é frequente em vacas de alta produção leiteira podendo causar febre do leite ou paresia do parto. “A absorção de cálcio no intestino diminui com a idade, portanto animais mais velhos sofrem redução na capacidade de mobilizar reservas do Cálcio quando estão em desequilíbrios tendendo a ter maior incidência de hipocalcemia. Quando não se faz o tratamento precoce e correto, a hipocalcemia pode levar a morte do animal, causando perdas econômicas ao produtor rural. Ainda se indica um correto manejo alimentar no pré parto para evitar enfermidades metabólicas”.