Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Formada em Psicologia pela UNIDEAU é aprovada em primeiro lugar na residência em Atenção ao Câncer

Egressa Ana Carolina Calderam conquistou vaga no Hospital de Clínicas de Passo Fundo após preparação acadêmica focada na área hospitalar
Getúlio Vargas, RS – A ex-aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), de Getúlio Vargas, Ana Carolina Calderam, foi aprovada em primeiro lugar na residência em Atenção ao Câncer do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. A conquista ocorreu no processo seletivo de 2024, em programa oferecido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo Hospital de Clínicas (HC) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo.
Interesse desde o início da graduação
O interesse pela área hospitalar surgiu já nos primeiros semestres da graduação, impulsionado pelo Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), iniciativa interdisciplinar da IDEAU que integra teoria e prática no processo de aprendizagem, estimulando a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências profissionais essenciais. “O PATP despertou meu interesse pela área hospitalar e me motivou a seguir no campo da saúde pública”, afirma Ana Carolina.
Preparação acadêmica sólida
Além de realizar provas anteriores como treineira, a psicóloga investiu na construção de uma trajetória acadêmica engajada para garantir a aprovação desejada. “A residência exige uma trajetória acadêmica consistente. Após algumas tentativas como treineira, conquistei em 2024 a aprovação em primeiro lugar na residência em Atenção ao Câncer”, destaca.
Compromisso com a excelência
A coordenadora do curso de Psicologia da UNIDEAU, professora Iara Silveira Fernandes, destacou a relevância dessa conquista.
“A conquista do primeiro lugar na residência por nossa aluna é um reflexo do compromisso com a excelência na formação em Psicologia. Somado ao comprometimento e dedicação da Ana Carolina, esse resultado evidencia a importância das práticas e das metodologias ativas no processo de aprendizagem, que vão além da teoria e promovem a construção de um repertório sólido de habilidades técnicas e comportamentais. Através de experiências vivenciais, estudos de caso, intervenções supervisionadas e debates reflexivos, os acadêmicos são incentivados a desenvolver autonomia, pensamento crítico e competências essenciais para a atuação profissional. Essa abordagem não apenas fortalece a aquisição do conhecimento, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios reais com segurança e competência, como demonstrado brilhantemente por nossa egressa”, finaliza a professora.