Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU recepciona educadores e autoridades no Fórum de Educação
Na manhã desta quarta-feira, 23, teve início o XIX Fórum Municipal, XVI Regional e do XV Fórum Nacional de Educação que acontecerá até o dia 25 de abril. Com a temática (Des) Atando os “nós” da Educação, mais de 600 profissionais da Educação de Getúlio Vargas e região estão participando de debates, palestras, oficinas. O evento está sendo promovidos pela Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com o apoio da Faculdade IDEAU, CAPES, Ministério da Educação.
Durante a abertura a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos Eliane Granela, ressaltou o compromisso com os educadores, com a educação de qualidade, em se ter esperança e sonhos.
Segundo a Secretaria de Educação “a importância deste Fórum de Educação significa em primeiro lugar primar pela formação continuada aos profissionais da educação seres pensantes e transformadores, imponderados para qualificar nossos espaços em prol de uma educação onde todos tem o direito de aprender e assim atingir nosso objetivo maior que é o de qualificar a aprendizagem. Segundo motivo, se deu pelo desejo da rede. Sabemos que através da coletividade, do diálogo, da participação entre os pares podemos construir e desconstruir conceitos práticos e teóricos. Pensar a educação local e global, abrir os horizontes e criar pontes entre o discurso e prática além da socialização entre os atores”.
Outro ponto ressaltado pela Secretaria de Educação Eliane Granela foi referente à temática do Fórum. “(Des) tando os "nós" da educação, possui duplo sentido. Os nós as pessoas, os sujeitos que fazem a educação e os nós que precisam ser desatados, fortalecidos, firmados, desamarrados, organizados (…) e para juntos construirmos uma rede sólida entre os saberes e os dizeres, ou seja, entre o discurso e a prática. Os nós significam os desafios de ordem financeira social, econômica, social, pedagógica, infraestrutura… e precisa que o coletivo (nós) debatam com especialistas, doutores, professores, colegas e outros para que conseguimos traçar metas e planos, ressalta.
Os principais objetivos do fórum são: promover a formação continuada de professores das redes municipal, estadual e particular de Getúlio Vargas e região; debater a educação de modo a qualificar o processo de ensino-aprendizagem; discutir assuntos relacionados à educação, de modo a entrelaçar a teoria e prática; e, ainda, proporcionar o envolvimento entre os profissionais da educação, possibilitando a reflexão acerca dos desafios relativos à educação, às necessidades e às demandas, bem como aos compromissos subjacentes ao processo de ensino e aprendizagem.