Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU realiza primeiro Curso de Extensão de Atualização em Testes Psicológicos
Nestes sábado 03, teve início o 1º Curso de Atualização em Testes Psicológicos na Faculdade IDEAU, o curso terá continuidade nos dias 10 e 24 deste mês e é ministrado pela Psicóloga, Professora Mestra e Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade IDEAU, Nadine T. Pilotto Fabiani. O curso está dividido em três módulos, sendo o primeiro trazendo testes psicológicos utilizados para Orientação Vocacional e Profissional, o segundo módulo trará testes psicológicos para Psicodiagnóstico e o terceiro módulo apresentará testes psicológicos para mapeamento de habilidades específicas, como atenção concentrada, administração do tempo, socialização, extroversão, memória e liderança.
O curso tem como objetivo principal instrumentalizar Psicólogos e Acadêmicos de Psicologia em processos de avaliação psicológica, seleção de pessoas, avaliação de competências, orientação profissional dentre outros, acompanhados de conhecimentos gerais dos testes e manuseio das técnicas apresentadas. Os testes apresentados no curso são novos, o que garantirá um aprendizado de ferramentas novas de trabalho, para o atendimento de diferentes demandas psicológicas.
Segundo a Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo e dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia, é função privativa do Psicólogo “a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; solução de problemas de ajustamento” (Art. 13). Os testes psicológicos são um conjunto de tarefas pré-definidas cuja finalidade é a descrição de fenômenos psicológicos, classificação diagnóstica, predição, planejamento de intervenções ou monitoramento. Estes podem ser escalas, inventários, questionários (exemplos de testes objetivos), ou ainda tarefas que impliquem a projeção e/ou expressão gráfica do comportamento do avaliando (testes projetivos e expressivo-gráficos, respectivamente).