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12/11/2014

Faculdade IDEAU dispõe do Curso de Pedagogia para o Vestibular de Verão 2015

     Durante o mês que antecede o Vestibular de Verão 2015, vamos divulgar Curiosidades, Mercado de Trabalho, e o que é cada curso que será ofertado no Vestibular de Verão da Faculdade IDEAU 2015. Confira essa semana a Profissão Pedagogo, especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.

      O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Outrora, o conceito fazia, portanto referência ao escravo que levava os meninos à escola.

Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras.

O que é Pedagogia?

O pedagogo estará apto a atuar na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Inclusiva; Educação Especial (aspecto pedagógicos); EJA e Gestão Escolar. Atuar no planejamento, gestão execução, acompanhamento e avaliação de material pedagógico e projetos educativos em espaços escolares e não – escolares, como em ambiências educativas de empresas, órgão públicos e organizações não governamentais. Implementar as políticas educacionais em espaços escolares e nos órgãos dos sistemas de ensino. Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, articuladas ao contexto social, pautando sua conduta em princípios éticos, políticos, econômicos e sociais. O Curso tem duração de 4 anos e é realizado no período Diurno/Noturno.

Quais as características necessárias para ser um profissional da área?

O curso está estruturado na produção de Projetos Temáticos, de caráter investigativo e interdisciplinar, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Considerando o desenvolvimento integral da pessoa, em seus aspectos físicos, psico-social e cognitivo-lingüístico, promover práticas educativas, que contribuam na formação de um cidadão crítico e reflexivo, responsável, atuante, criativo.

Ênfase em Formação Docente e Gestão Escolar pretende formar professores capazes de atuar como educadores e que dominem não apenas o conteúdo  técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade social, econômica e cultural em que irão atuar. Deverão ser profissionais habilitados a atuar não apenas no ensino, mas também na organização, na gestão e em projetos escolares e educacionais, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional.

Preparar um profissional capaz de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem com pleno domínio pedagógico que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Curiosidades sobre a Pedagogia

A história da educação e da formação de profissionais habilitados para ensinar, no Brasil, começou com os jesuítas, ordem religiosa que veio juntamente com os colonizadores na tentativa de catequizar os índios. Em 1759 os jesuítas foram expulsos do território brasileiro, na época eles mantinham 36 missões, 17 colégios e seminários, além de inúmeras escolas de primeiras letras. Depois da saída da Cia de Jesus a educação ficou durante quase um século estagnada, só então no Império foram fundadas as primeiras escolas de formação de professores. Em 1934, Anísio Teixeira fundou o primeiro curso de nível superior para professores e fundou o Instituto da Educação, no Rio de Janeiro, então capital do Império. A maior contribuição brasileira à pedagogia internacional foi a invenção de um sistema de alfabetização de adultos aplicado no Rio Grande do Norte, em Sergipe e em Pernambuco, por Paulo Freire em 1950.

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