Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

19/05/2014

Faculdade IDEAU comemora o dia do Pedagogo com palestra “Saúde vocal do professor”

     Na noite desta segunda-feira, as acadêmicas do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU juntamente com o corpo docente, participaram da palestra “Saúde vocal do professor” ministrada pela Fonoaudióloga Soraia Boscatto. O evento aconteceu no Prédio Novo do Campus II da Faculdade IDEAU. A palestra em comemoração ao Dia do Pedagogo foi uma parceria do DCE e Faculdade IDEAU. O Dia do Pedagogo é comemorado nesta terça-feira, 20.

A origem da Pedagogia:
     A palavra Pedagogia deriva de dois vocábulos, paidós (criança) e agogos(condutor) e significa “aquele que ajuda a conduzir o ensino”. Sua definição consiste na ciência que estuda as práticas, métodos e princípios da Educação.
     Originada na Grécia antiga, seu símbolo é a coruja que designa inteligência. Este conceito descende da mitologia grega da Athena, deusa da sabedoria e da guerra, que tinha como mascote uma coruja.
     Atualmente, a Pedagogia firmou-se como a ciência do ensino, entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.
     No Brasil, Paulo Freire foi o educador mais célebre. Autor da Pedagogia do Oprimido, Freire condenava a educação que consistia no professor como detentor do conhecimento e o aluno como um simples receptor de informações, consequentemente abolindo o desenvolvimento da criticidade deste.
     Instituído no dia 20 de maio, pela Lei nº 7264/2010, do Deputado Eduardo Gomes, o dia do Pedagogo foi criado em virtude de fomentar reflexões acerca do curso e do papel da família como base da educação, assim como, conscientizar sobre a necessidade de uma educação de qualidade.
     Conforme a Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU a professora Me. Gisele Maria Tonin da Costa, o Pedagogo é o profissional formado em Pedagogia, o qual atua em processos pedagógicos, e também educativos ou seja, processos relacionados com o ensino e aprendizagem. Tem como campo de atuação as escolas, empresas, ONGs, museus, brinquedotecas, bibliotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. “É papel da educação, formar pessoas críticas e criativas, que criem, inventem, descubram, que sejam capazes de construir conhecimento. E o professor é a peça fundamental nesse processo”, ressalta a Coordenadora.

     

      

Comentários