Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Alunos do 9º ano realizam estudo sobre o uso da perspectiva na Matemática
Possivelmente você já tenha visto aquela foto clássica de uma pessoa segurando a Torre Eiffel, pegando o sol, ou ainda, caindo dentro de uma garrafa. Esse tipo de ação é desenvolvida a partir da perspectiva, uma técnica de desenho em três dimensões, baseada em cálculos matemáticos e geométricos. Por meio dela é possível fazer os objetos de uma cena parecerem estar em profundidades diferentes.
Sendo assim, os estudantes do 9º no ensino fundamental da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, na disciplina de Matemática, realizaram um estudo sobre as representações em perspectivas, na qual foram desafiados a criar suas próprias fotografias usando a criatividade e os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“Nas fotografias, podemos perceber as pessoas, construções e elementos ao fundo, menores em relação às que estão na frente. Isso dá a impressão de profundidade, ou seja, quanto mais afastado o elemento está do observador, menor ele parece ser”, explicou a professora. A atividade teve por objetivo aplicar o conhecimento teórico na prática, demonstrando como a matemática está presente no dia a dia e em muitas ações praticadas pelas pessoas.