Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Estudantes do 8º ano aprendem de forma lúdica o Sistema Endócrino
Os estudantes do 8º ano da Escola de Educação Básica IDEAU Santa Clara, na disciplina de Ciências, ministrada pela professora Elisandra Urio, estudam no momento sobre o sistema endócrino, que envolve a produção de hormônios pelo organismo, estimulando, assim, o funcionamento dos órgãos e regulando o metabolismo. Através da proposta pedagógica da escola, que envolve metodologias ativas de ensino e aprendizado, foi trabalhado na última terça-feira, 17, com os alunos a “teia das glândulas”.
Na atividade, por meio da ludicidade, observou-se os órgãos responsáveis pela produção de hormônios, bem como, o local de atuação e suas respectivas funções. Ainda, foi abordado o que acontece quando os hormônios param de funcionar. A estratégia usada na disciplina permitiu sair do modelo tradicional de ensino, para um aprendizado de forma dinâmica e atrativa, contribuindo para um melhor entendimento e compreensão do conteúdo estudado. “Na prática costumamos aprender bem mais, conseguimos conversar, experienciar e vivenciar o conteúdo de maneira dinâmica. Percebo que em aulas que aliam a teoria e a prática, nós como estudantes, conseguimos ser mais protagonistas”, comenta a estudante Vitória Tainotti, de 13 anos.
Dentro da área das ciências muitos termos são de difícil compreensão e com nomenclaturas complexas, dessa forma, explorar novos métodos de ensino é indispensável para uma boa compreensão do todo. “ A atividade lúdica é uma forma de entender o conteúdo de um jeito diferente, trazendo ele para nossa realidade. Com a teia das glândulas foi possível compreender qual o órgão produz o hormônio, onde ele age e como ele age”, explica a professora.