Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

17/04/2018

Estágio em Pedagogia: uma experiência que requer compromisso

A construção da identidade começa desde o primeiro contato do bebê com o meio social, onde passa a ser inserido e a conviver com diferentes culturas, valores éticos e sociais. É nesse contexto onde vamos passar a nossa vida que a formação da identidade se dá através da subjetividade de cada um, uma forma única de construção do ser. O primeiro contato social da criança acontece na família, é onde cria os primeiros laços afetivos e tem os primeiros exemplos de convivência e demonstrações de temperamento. Além da família, outras instituições têm influência sobre esse processo como a igreja, o bairro, o clube ou a escola, por exemplo.

 Já na Escola, a criança tem a oportunidade de aumentar suas relações sociais através de mediações e ter acesso a novas experiências. Nessa perspectiva, a aluna Tatiane Sanzovo, graduanda do sétimo nível de Pedagogia – Faculdade IDEAU, sob a orientação da professora Gisele M. T. da Costa realizou um estágio curricular na Escola de Educação Infantil Dentinho de Leite, em Charrua/RS, sob a direção da professora Alenir Bonela e da professora titular da turma Juciéli Pedroso Franceschi, com a turma do Maternal I, com idades entre 1 e 3 anos. O estágio teve como tema “Eu sou assim e não há ninguém igual a mim”, visando trabalhar a Identidade em diferentes aspectos: O eu, como um momento para que os alunos pudessem observar suas características físicas, como partes do corpo, nome, imagem corporal, peso e altura. A família, o que é família, diferentes tipo de família, construção da própria família. Tivemos um dia para a Páscoa, onde trabalhamos contação de história com abordagem das diferenças e valores, como amizade, respeito, tolerância e diversidade e fizemos uma interação com coelhos de verdade. A expressão corporal foi trabalhada com o intuito de desenvolver habilidades motoras amplas como ritmo, coordenação, equilíbrio, lateralidade e noção espacial.

Para Tatiane, “Foi um momento único, onde foi possível experienciar a vivência docente e ainda poder proporcionar às crianças um aprendizado de forma lúdica, divertida e significativa, aliando a teoria com a prática e recebendo em troca a evolução de cada um, que ao realizar as tarefas, cada um do seu jeito e respeitando seus limites obteve êxito nas atividades proporcionadas”. 

Comentários