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Especialização em Gestão Escolar promove debate com gestores públicos
O curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade IDEAU se propõe a abordar temas referentes a liderança, administração escolar, gestão de pessoas, planejamento, gerenciamento de recursos e legislação.
Neste sentido, dentro da disciplina de Gerenciamento de Recursos Financeiros, ministrada pelo professor Alencart João Loch, os alunos aprofundaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), principalmente nos artigos 68 a 77, que referem-se aos recursos financeiros. A turma acessou também os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como transporte escolar, merenda, PDDE, MDE, entre outros. Para complementar a aprendizagem e proporcionar contato com a prática, dois gestores públicos, Prefeito Municipal de Getúlio Vargas, Maurício Soligo e a Secretária Municipal de Educação, Sandra Bettiato, foram convidados para apresentar aos alunos suas percepções sobre a aplicação dos recursos, uma vez que vivenciam diariamente questões específicas sobre o tema.
A atividade propiciou atualização aos integrantes da turma de Especialização, além de entendimento sobre a realidade que estão estudando, “Mediante o conhecimento construído nessa e nas outras aulas ficou mais fácil entender quais são as possibilidades e os desafios e que a gestão pública enfrenta na sua prática. Ficam os votos de agradecimento ao professor e aos convidados pela excelente oportunidade concedida, onde se pôde conhecer um pouco da realidade da gestão e da sua importância para o bom andamento da educação” elucida a aluna Cristiane Andréia Kohn.
Para Joceléia Gross Chioquetta, que é formada em Letras e aluna da especialização em Gestão Escolar é preciso atualizar-se e entender como funcionam os mecanismos de uma boa gestão, além de considerar a importância de todo o processo que engloba a educação, “O ambiente educacional vai além da simples transmissão de conhecimento, é um ambiente interativo que comporta um público heterogêneo em seu processo de ensino-aprendizagem” comenta ela.