Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Engenharia de Produção no Alto Uruguai
O acadêmico, desde cedo, já tem noção dos problemas que enfrentará no futuro, mas está preparado desde os primeiros semestres a enfrentar o problema da estabilização da empresa pela qual será contratado. Este visa fortalecer pilares e estruturas pessoais para o desenvolvimento de sua capacidade em estabelecer metas, sempre utilizando o senso de responsabilidade socioeconômica e socioambiental, quando se refere à Engenharia de Produção. Silva apud Colenci (2000, p.12) identificou trinta e cinco definições e afirmou que a Engenharia é a arte profissional de organizar e dirigir o trabalho do homem, aplicando conhecimento científico e utilizando, com parcimônia, os materiais e as energias da natureza para produzir economicamente bens e serviços de interesse e necessidade da sociedade dentro dos parâmetros de segurança.
O engenheiro de Produção é, assim, capaz de projetar, programar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas, acompanhando os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade.
Pode-se afirmar, então, que a parceria entre Engenharia de Produção e responsabilidade social, ambiental e econômica tanto é viável como necessária para o desenvolvimento global da sociedade.
Adir Antônio de Lima
Técnico em Edificações; Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção da IDEAU