Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Doenças na cultura da soja são debatidas por alunos do curso de Agronomia
Com palestra intitulada: "Controle químico de doenças na cultura da soja", os acadêmicos do V semestre do curso de Agronomia tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e debater juntamente com o palestrante Pedro Hernandez Padilha, mestre em Agrobiologia pela UFSM sobre a temática. A atividade aconteceu na quinta-feira (24) e foi organizada pela professora Izabele Kruel, com o intuito de contemplar e investigar questões ligadas a disciplina de fitopatologia.
O palestrante, que em seu currículo apresenta ênfase em caracterização do crescimento de espécies, qualidade de experimentos, suficiência amostral e análise estatística, trouxe aos acadêmicos assuntos pertinentes e atuais, como por exemplo, a doença da ferrugem asiática. A acadêmica Tatieli Rodighiero, comenta sobre os aprendizados adquiridos com a atividade, "durante a conversa conosco, o palestrante explanou um pouco da história da ferrugem asiática, nos trazendo também algumas doenças que tiverem incidência maior nesta safra como o Mofo Branco, correlacionando com produtos para o controle dessas doenças, sempre focando no princípio ativo. De forma simples e compreensível nos proporcionou relacionar o conteúdo dado em aula pela professora Izabele com a realidade do dia a dia no campo" explica ela.
O acadêmico Fernando Rodigheiro, complementa a análise sobre uma atividade diferenciada e profícua para os acadêmicos, “um fato importante a mencionar é o uso de protetores de nome comercial conhecido, alguns multi-sítios, que não apresentam resistência para as principais doenças da soja, sendo fungicidas de amplo controle em diferentes estágios da doença”.
A palestra deu enfoque para as duas doenças, em específico, que na última safra causaram grande impacto econômico, como ferrugem asiática e mofo branco. Também foi abordado em conversa, os resultados de testes conduzidos pelo palestrante a campo, onde apontou o uso eficiente de fungicidas sendo feito com o uso de pontas de pulverização e tamanho de gotas de partículas que influenciam diretamente a eficiência dos produtos aplicados.