Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

28/02/2013

Docente IDEAU registra publicações em revistas do Brasil e Argentina

Fabiano Peçanha tem 30 anos, é especialista nas provas de Meio-Fundo no Atletismo, foi semifinalista nos 800m rasos dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Londres 2012 e foi 16º colocado no ranking mundial em 2007 e 2009.
Durante o trabalho os pesquisadores constataram que o atleta manifestou um conjunto de apreensões que o têm acompanhado ao longo da sua carreira, salientando uma grande paixão pela profissão, respeito pelos adversários, disciplina aos treinos e uma grande determinação que permitiu trilhar caminhos de sucesso e repletos de obstáculos.
Em fevereiro deste ano, o docente da Faculdade IDEAU teve outro artigo aceito, desta vez na Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. O trabalho intitula-se: “Evolução da Performance de Meio-Fundistas Brasileiros da Formação ao Pico de Rendimento: um estudo piloto” e foi realizado juntamente com o Profº Ph.D. Victor Manuel Machado dos Reis, Profº Ms. Diogo Roberto de Oliveira e o Profº Ph.D. Antonio da Rocha Silva, do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde (DCDES) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.
O objetivo do estudo foi analisar a evolução da performance dos corredores de Meio-Fundo Brasileiros com base na progressão dos resultados desportivos obtidos no processo de formação e no pico de rendimento.
Conforme Andrigo, a idade preferencial de obtenção dos melhores resultados desportivos para os corredores de MF, do gênero masculino no Brasil em provas de 800m, apresenta-se aos 22,69±0,42 anos e nas provas de 1.500m aos 22,29±0,34 anos. Estes resultados poderiam representar um desajuste temporal entre o período ótimo de maturação física e técnica dos corredores de MF Brasileiros e as exigências que eles enfrentam no treino e competição.

 

Comentários