Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/08/2018

Dia do Psicólogo é celebrado com mesa redonda na Faculdade IDEAU

        A noite fria de segunda-feira (27) não foi empecilho para que centenas de acadêmicos do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) e comunidade em geral participassem de uma mesa redonda em que se buscou debater sobre o feminismo. A ação objetivou celebrar o Dia do Psicólogo e reuniu também acadêmicos dos cursos de Direito e Odontologia que foram atraídos pela temática.

        O aumento de casos de feminicídios e grande mistificação foram os propulsores da escolha do tema, que notadamente demonstra carência de compreensão e sensibilidade para com sua relevância. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Jordana Calcing, avalia que o fato de haver altos índices de feminicídio em nosso país, – além de outros tipos de violências -, é uma prova concreta de como a mulher ainda se encontra em posição de fragilidade na sociedade. “Mais do que sensibilizar os alunos, essa mesa redonda é importante para a prática do psicólogo em seu futuro profissional, de maneira que eles estejam atentos a este tipo de questão social” avalia Calcing. Um dos convidados da mesa redonda, juiz da 2ª Vara Judicial da Comarca de Getúlio Vargas, Rafael Echevarria Borba, comenta sobre a rotina na qual diariamente presencia situações de violência doméstica, e, enfatiza que este não é apenas um fato local, mas sim uma realidade de todo o país.  

        O mediador da mesa redonda, professor Adriel Scolari justificou a importância da ação para a formação dos acadêmicos, “Momentos como esse são fundamentais dentro de uma instituição, com eles conseguimos abrir espaço para o diálogo, pois vivemos num contexto social em que notamos a falta dele” defende Scolari. Construções sociais são mutáveis, por isso, gerar empatia e humanizar as pessoas se faz necessário na constituição dos indivíduos.  

Comentários