Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
DESENCADEAR(-SE) PARA CONVIVER – Pedagogia V
Acadêmicos da Pedagogia nível V estão vivenciando um processo de aprendizagem muito rico na disciplina de Temas Transversais, que se desenvolve a partir do estudo dos eixos: Ética, Orientação Sexual, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Trabalho/Consumo. Segundo a Professora Me Ângela Mara Berlando Soares, a proposta visa refletir sobre questões sociais urgentes que interrogam sobre a vida humana, a realidade social, as transformações macrossociais e também as atitudes cotidianas que podem influenciar e favorecer o desenvolvimento na perspectiva do bem coletivo.
A cada aula os acadêmicos são desafiados a pensar sobre assuntos polêmicos muito além do senso comum, realizando discussões cada vez mais densas, pautadas em referenciais teóricos que possibilitam o imbricamento das ideias, fatos e situações da sociedade. Ampliam-se as percepções de cada um sobre o convívio social e a responsabilidade de todos os indivíduos no processo de pensar, agir e repensar sobre e na sociedade, associando ao conhecimento prévio, novas informações, novos olhares.
Com isso, é deflagrada a construção de novos paradigmas no âmbito da educação em decorrência da trajetória de aprendizagem e da transformação interior dos envolvidos, que refletirá, certamente, na prática pedagógica.
É premente, portanto, “desencadear(-se)”, abrir os cadeados do preconceito, romper paradigmas, eliminar estereótipos que impedemou dificultam o desenvolvimento de uma sociedade que deve ter como princípio a equidade.