Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Cursos de Engenharia de Produção e Administração realizam prática multidisciplinar
Na última terça-feira, 17, os cursos de Engenharia de Produção e Administração do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) realizaram uma aula prática multidisciplinar com os acadêmicos dos níveis 7 e 5, respectivamente. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Gestão da Produtividade e Eficiência Operacional, ministrada pelo professor Anderson Idacir dos Santos, e Administração e Planejamento da Produção, ministrada pelo docente Vagner Luis Bazzanello.
Para a aplicação dos conteúdos foi elaborado uma cronoanálise (estudo do tempo e movimento) e dimensionamento de capacidade vs demanda produtiva e gargalos de produção, cujo objetivo era mensurar o tempo de fabricação de diferentes tipos de café, através da simulação de uma cafeteira, para analisar se a demanda do mercado poderia ser atendida pelo processo.
Por meio dessa proposta, os acadêmicos puderam aplicar em uma situação real os conhecimentos adquiridos até o presente momento. “Gostei demais da aula e achei que foi uma experiência muito boa para a turma, os conteúdos teóricos aliados com a prática são sempre mais fáceis de entender”, comentou a estudante de Administração, Claudia Giaretta. A colega de curso, Thalia Betiol, também destacou sobre a importância dessas práticas. “ A aula foi simplesmente fantástica! Entendemos como tudo isso acontece e como as teorias trabalhadas em sala funcionam se bem aplicadas e analisadas”.
Já o futuro engenheiro de produção, Douglas Falkoski, explicou que além da troca de saberes, foram desafiados a “colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, trazendo situações do dia-a-dia do chão de fábrica que possam vir a ocorrer, para assim detectar possíveis melhorias e, consequentemente, aumentar a produtividade”.
Segundo o professor Vagner, através das metodologias ativas, tal qual a realizada na atividade, o acadêmico deixa de ser apenas um observador dos conteúdos e passa a construí-los, abrindo espaço para a exposição de ideias e debates. “ A multidisciplinaridade é uma forma de integração do conteúdo trabalhado em ambos os cursos, permitindo que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas, tornando-se o personagem central do processo de aprendizagem, com a aplicação direta do conteúdo teórico na prática”, destacou. Nessa metodologia, o professor atua como um mediador no processo de ensino.