Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Curso de Pedagogia realiza oficina de contação de histórias na XIX Feira do Livro de Getúlio Vargas
O curso de Pedagogia pretende formar professores capazes de atuar como educadores, que dominem o conteúdo técnico, científico e pedagógico, e que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade social, econômica e cultural que irão atuar. O curso está estruturado na produção de projetos temáticos, de caráter investigativo e interdisciplinar, fundamentando-se em princípios de contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Considerando o desenvolvimento integral do ser humano, em seus aspectos físico, psico-social e cognitivo-linguistico, o curso promove práticas educativas que contribuam na formação de um cidadão crítico, reflexivo, responsável, atuante, criativo. Neste sentido, foi aceito o convite para participar da XIX Feira do Livro de Getúlio Vargas, com a realização de oficina pedagógica: Contação de Histórias.
Para a professora Gisele Maria Tonin da Costa, coordenadora do curso, as acadêmicas que participaram da oficina agiram com dinamismo, criatividade, atenção, sensibilidade, responsabilidade e alegria, ingredientes que não podem faltar no processo educativo. Tornando a ação uma experiência planejada, incentivada e acompanhada, reforçando seu significado na formação do curso. “Como pedagogas, é indispensável que as acadêmicas sejam capazes de desencadear vivências ricas, abertas e significativas durante o ensino dos conteúdos que estarão sendo abordados no dia a dia de sua prática profissional”, enfatiza a coordenadora.
A acadêmica Beatriz Menegaz confirma a ideia de que a leitura tem o poder de transformar e ampliar a mente e o conhecimento de cada um. “A alegria de poder estar envolvida nessa atividade me encanta e me faz compreender o quão gratificante é a educação principalmente quando associada à leitura” relata a aluna.
O mundo de faz de conta povoa a imaginação das crianças e as histórias são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento integral das pessoas. A participação das acadêmicas na atividade atende os objetivos do curso de Pedagogia, que é preparar um profissional capaz de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem com pleno domínio pedagógico que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.