Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU tem novo Coordenador
O Professor Gabriel Ribas Pereira, é o novo Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU. Seu trabalho nos próximos anos será voltado para a consolidação do ensino de qualidade, a continuidade da formação profissional ética. Ele é graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em Medicina Veterinária e possui Ph.D. em patologia comparativa com ênfase na área de reprodução equina na Universidade da Califórnia em Davis, USA. Além disto, ele possui pós-doutorado na área de reprodução animal com ênfase em biotécnicas reprodutivas em animais domésticos realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); no programa em zootecnia com ênfase em produção animal e agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e no programa Stricto sensu em saúde e produção de ruminantes da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Em entrevista, o novo coordenador fala das suas expectativas frente ao curso. O Coordenador e professor Gabriel Ribas Pereira ministra as disciplinas de introdução a medicina veterinária e seminários, além de atuar na pós-graduação em clínica e cirurgia de grandes animais da IDEAU onde é responsável pela disciplina de biotecnologias de reprodução animal.
Em conversa o Coordenador descreve também sobre os objetivos e desafios frente à coordenação, “somos uma Instituição que proporciona um acompanhamento dos estudantes colocando em debate e reflexão sempre um tema contemporâneo e de relevância à formação humana e profissional com projetos pedagógicos que contribuem para a melhor compreensão dos discentes. Portanto, dentre os vários objetivos como coordenador do curso, um grande desafio será de contribuir com a capacitação e atualização de profissionais por meio da formação do discente de graduação e por meio de cursos de extensão e de pós-graduação que atendam às demandas da região do Norte do estado do Rio Grande do Sul. Possuo grande atuação docente em diversas Instituições nacionais e Internacionais, e pretendo trazer a experiência e conhecimento para a IDEAU’’.
Indagado sobre as metas frente à Coordenação, o professor salienta que “formar profissionais com o perfil generalista, a fim de atender as mais diversas demandas do mercado e da sociedade. Promover para que os egressos do curso de Medicina Veterinária da IDEAU estejam capacitados a atuar na promoção da saúde animal nas suas mais variadas formas. O curso conta com um corpo docente qualificado e experiente com o intuito de formar profissionais prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho, propiciando a eles conhecimentos práticos e teóricos sobre a profissão de Medicina Veterinária. Portanto, tenho como meta atuar juntamente com os alunos e funcionários para a utilização do Hospital Veterinário para o ensino superior de qualidade. Além de, aprimorar e atuar diretamente no Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP) que provoca a ação dos acadêmicos frente a um desafio prático proposto pelo corpo docente de cada semestre, elevando assim a formação do medico veterinário, promovendo as habilidades técnicas e de formação geral”.
Ainda de acordo com o Coordenador o seu papel perante a vida acadêmica do aluno é atuar juntamente com o aprendizado, ajudando os alunos no delineamento e acompanhamento ao longo do Curso de Medicina Veterinária. “Além disso, tenho o papel fundamental de propor novos cursos de extensão e Pós-graduação em diversas áreas e sub areas para atingir o máximo de conhecimento dos alunos formados pela IDEAU”.
Sobre a profissão Médico Veterinário o Coordenador e professor Gabriel explica quais as áreas de atuação. “O médico veterinário abrange uma ampla área de atuação que muitos profissionais irão atuar por suas afinidades, gostos e escolhas. A clínica médica e cirúrgica de animais é apenas uma parte do que esses profissionais fazem hoje vai muito além da prevenção e cura das afecções das diversas espécies animais, abrangendo também a produção e inspeção de alimentos, a defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural e preservação ambiental e ecológica. Além de tratar dos animais de companhia, esta profissão também passou a agir em conjunto com a medicina do homem, no âmbito da saúde pública, tanto em centros urbanos como em zonas rurais onde os veterinários orientam pesquisas que tem um papel fundamental no controle de zoonoses que são transmitidas dos animais aos seres humanos. Em situações de grande atividade pecuária o conhecimento adquirido durante o curso gera conhecimentos para a nutrição animal, manejo das pastagens, administração, higiene pessoal e ainda a inspeção rigorosa de produtos alimentícios de origem animal. Portanto, o curso de Medicina Veterinária IDEAU atua diretamente na comunidade local e na formação de recursos humano de excelência na região”.