Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
24/09/2013
Curso de Agronomia da Faculdade Ideau participa do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes em Florianópolis
O Curso de Agronomia da Faculdade Ideau, através da equipe do Laboratório de Fitossanidade, orientada pela prof. Eng. Agr. Me. e sócia efetiva da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) Paloma Sexto, participou entre os dias 16 a 19 de setembro, do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis/SC, o qual acolheu cerca de 1500 participantes, interessados em discutir assuntos relacionados aos principais setores sementeiros, como produção, desenvolvimento técnico e científico de sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais, orgânicas e olerícolas.
Os acadêmicos e estagiários do laboratório, Aline Costa e Keli Poletto (Agronomia 10), Francisco Paris (Agronomia 4), Juliana Lanfredi e Géssica Montagner (Agronomia 8), bem como os demais estagiários e ex-estagiários, representaram nossa instituição de ensino com 9 pesquisas na mostra científica do congresso, nas áreas de viabilidade, germinação e dormência; produção, maturação e colheita; vigor; secagem, beneficiamento, embalagem e armazenamento; e patologia de sementes, num total de 1780 trabalhos inscritos das mais diversas regiões do Brasil.
Durante o congresso, os participantes assistiram a palestras sobre controle de qualidade e produção de sementes; conservação de recursos genéticos; estratégias e ferramentas de melhoramento molecular numa empresa de sementes; produção de sementes florestais; contribuições do DANIDA (Cooperação da Dinamarca de Desenvolvimento) para a ciência de patologia de sementes no mundo; vigor de sementes na produção de culturas de milho e soja, produção de hortaliças; inovações tecnológicas – controle de pragas de sementes armazenadas; apresentação da ABRASS (Associação Brasileira de Sementes de Soja); propostas de alterações na legislação de sementes e mudas; e tratamento industrial de sementes. Além das palestras, a equipe do laboratório também participou dos minicursos: tecnologia de para a produção de sementes de soja de alta qualidade; formação de responsáveis técnicos para campos de produção de sementes de soja e milho; e redigindo bons artigos técnicos.
Ainda na quarta-feira, a equipe pôde participar do XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, do VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e do I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, e à noite, do jantar de confraternização da Posse da nova Diretoria da ABRATES para o biênio 2013-2015, sob a direção reeleita do Eng. Agr. PhD. da Embrapa Soja, José de Barros França Netto; 1˚vice-presidente Eng. Agr. PhD. da Embrapa Soja, Francisco Carlos Krzyzanowski e 2˚ vice-presidente Eng. Agr. Dr. Francisco Amaral Villela, da UFPel.
Nos quatro dias de realização do evento, a equipe do laboratório manteve contato com pesquisadores das mais diversas empresas do Brasil e do mundo, como DANIDA, Embrapa Soja, Embrapa Trigo, Embrapa Clima Tropical, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Hortaliças, CENARGEN, MAPA, ISA, IAPAR, IRGA, PIONEER SEEDS, BASF, BAYER, MONSANTO, CATIE – Costa Rica; produtores e técnicos de sementes das Sementes Adriana (PR), Sementes Bom Jesus (MT), Sementes Orlando Roos (RS), Unipasto, Sulpasto; docentes das universidades da ESALQ/USP, UDESC, UFRN, UFSM, UFSC, UFRRJ, UFPE, UFMT, UFPel, UFLA, Universidade de Kentucky; e discentes das diversas regiões do Brasil.
Obs.:segue legenda fotos e as mesmas em anexo.
Foto 1 – Abertura do congresso.
Foto 2 – Equipe do Laboratório de Fitossanidade da Faculdade Ideau .
Foto 3 – Equipe do Laboratório com o pesquisador da Universidade de Kentucky – EUA, Eng. Agr. PhD. Dennis Egli.
Foto 4 – Equipe do Laboratório com o pesquisador da Embrapa Soja, Eng. Agr. PhD. e Presidente da ABRATES, José de Barros França Netto.
Foto 5 – Equipe do Laboratório com o pesquisador da Embrapa Soja, Eng. Agr. PhD. e Vice-Presidente da ABRATES, Francisco Carlos Kryzanowski.
Foto 6 – Equipe do Laboratório com o pesquisador do DANIDA – Dinamarca, Eng. Agr. PhD. S. B. Mathur e o pesquisador da Embrapa Soja, Eng. Agr. PhD. Ademir Henning.
Foto 7 – Prof. Paloma Sexto e o pesquisador PhD. do DANIDA S. B. Mathur.
Foto 8 – Prof. Paloma Sexto e o pesquisador da Embrapa Soja e Presidente da ABRATES, PhD. José de Barros França Netto.
Comentários
Últimas notícias
10/09/2021
UNIDEAU oferece serviço gratuito de reabilitação para pacientes pós-COVID
12/04/2022
Graduação
Aula prática do curso de Estética e Cosmética aborda sobre designer de sobrancelhas e coloração
23/02/2023
Volta às aulas UNIDEAU: animação e expectativa marcam o retorno das atividades
18/08/2021
Acadêmicos de Fisioterapia visitam farmácia do Hospital São Roque
02/06/2022
Gabarito do Vestibular de Inverno 2022/2 já está disponível
13/08/2021