Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Conhecimento que transcende a sala de aula: acadêmico propõe uso de software para gestão empresarial
Difundir conhecimento com o objetivo de promover o desenvolvimento da sociedade, preparando profissionais dinâmicos para atuarem no mercado de trabalho com ética e responsabilidade social também é missão do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU). Através desse princípio, os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Ciências Sociais Aplicadas, na disciplina de Teoria das Organizações, foram apresentados ao Software Power BI, uma tecnologia de gestão que permite a análise de dados de forma simples e rápida.
Atento ao conteúdo, o estudante Jean Vitor Longo percebeu que este poderia ser um recurso tecnológico que facilitaria a gestão da empresa onde trabalha, aumentando a produtividade e garantindo assertividade nas decisões tomadas. “Através de uma conversa com o proprietário da empresa, foi possível ver a falta de tecnologia para requerer os padrões de atendimento aos clientes, na qual a demanda pelos produtos estava em alta escala e necessitava de um serviço de análise de negócios que fornecesse insights para reativar a sequência de distribuição a seus colaboradores”, explica.
Assim, a ferramenta de Business Intelligence pôde ajudar a empresa no aprimoramento da gestão. Através do conhecimento adquirido em sala de aula, o software foi instalado e já está em uso. “Com a aplicação da teoria e prática, como essa realizada, foi possível conhecer e aprender sobre o uso dessa ferramenta de gestão, a qual a empresa em que trabalho não tinha conhecimento”, e complementa “a utilização favoreceu a descoberta de um padrão de informação baseado na integração tecnológica e no mercado administrativo”, destaca o acadêmico.
Sintonia com o mercado de trabalho
Por meio das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem desenvolvidas pela Instituição, o estudante é incentivado a ampliar o seu protagonismo na construção do próprio conhecimento. Diante disso, desde o primeiro semestre da graduação é colocado em contato com empresas que possibilitam aplicar o conteúdo em casos reais. A matriz curricular, por sua vez, é constantemente atualizada com as tendências do mercado, buscando formar profissionais qualificados e atentos às demandas emergentes, assim, o estudo de novas tecnologias torna-se indispensável.
Segundo o professor da disciplina, Me. Vagner Luis Bazzanello, ferramentas de inteligência são a realidade na gestão de grande parte das empresas, por isso a necessidade de apresentar esses recursos para os discentes. “Através das atividades desenvolvidas em sala de aula, possibilitamos colocar os nossos alunos em contato direto com essa realidade, permitindo que o acadêmico tenha uma visão mais ampla a respeito das diversas formas de gestão, aplicando diretamente o conteúdo teórico na prática”, enfatiza Bazzanello.