Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

28/04/2017

“ COMO ESTÁ A SUA PLANTA?”

Esta é a frase falada e ouvida pelos alunos da turma do 3º ano do Ensino Fundamental, do Centro de Educação IDEAU-Colégio Santa Clara  que participam de um projeto de observação e investigação coordenados pela professora Neicla Piva Talian, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos de forma prática, sobre as plantas e as suas relações com o ecossistema.

As crianças receberam uma flor no primeiro dia de aula. A tarefa era acompanhar o crescimento da planta, e ao longo do processo, descobrir quanto ela deve ficar exposta a luz solar, quando é preciso adubar e regar, além de aprender a identificar ervas daninhas, que podem comprometer o cultivo. Dia a dia os alunos acompanham o desenvolvimento e fortalecimento da planta, alguns com mais sucesso outros nem tanto. Desta forma percebem que as plantas necessitam sim, de suas raízes, de vitaminas orgânicas, das quais as mantêm vivas. Suas necessidades precisam estar em harmonia trabalhando juntas para que o processo seja promissor.

Para as plantas que não vingaram, os alunos receberam outra planta, uma muda, esta com raiz, no dia 8 de março, a qual deveriam plantar, utilizando todas informações obtidas na primeira prática, terra apropriada, recipiente para seu bom desenvolvimento, lugar adequado, observando luz e calor, quantidade de água que a planta ( Beijinho) responderia de maneira viçosa.

Assim aconteceu, o plantio foi realizado e os alunos a observam, cuidam, cultivam, regam, mexem e trocam a terra para que a planta receba o que realmente precisa para ter vida e transformar a vida de quem as cuida. As famílias se envolveram e os auxiliam contribuindo com experiências, dicas e cuidados.

A aprendizagem desta forma além de prazerosa, é significativa pois desencadeia outras propostas pelas quais, nós profissionais  da educação, temos oportunidades de mediar conhecimentos preparando as crianças para viver,  conviver e participar diretamente do meio que estão inseridos.

 

Comentários