Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Com apoio da IDEAU, acontece hoje o III Fórum Norte Gaúcho do Milho
A terceira edição do Fórum Norte Gaúcho do Milho teve início nesta manhã, em Getulio Vargas. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial de Getúlio Vargas (ACCIAS), Prefeitura, Emater/RS Ascar, Faculdades Ideau e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas.
O encontro, que acontece no Centro Comunitário Centenário, em Getúlio Vargas, das 8 às 16h30min e conta com o patrocínio da Pioneer, DuPont, Dow Sementes, Dekalb e Sicredi Estação. Segundo o extensionista da Emater Paulo Silva, na pauta do debate estão os aspectos relacionados ao cultivo, viabilidade e comercialização de milho, técnicas de plantio, ecofisiologia e nutrição, manejo integrado de pragas, mercado e perspectivas futuras de tempo e clima do Rio Grande do Sul além da irrigação como ferramenta para altos rendimentos. “Observamos que a tecnologia que está sendo disponibilizada pelas empresas não esta sendo usada adequadamente pelos produtores, então o fórum tem por objetivo trazer a informação de grandes centros para mais perto dos produtores”.
Segundo Paulo, são esperadas mais de 280 pessoas para o evento que terá programação durante todo o dia. A primeira palestra inicia às 9h e aborda temas de ecofisiologia e nutrição do milho para altos rendimentos. Em seguida serão abordados o manejo integrado de pragas e o mercado de milho e perspectivas futuras que inicia às 10h15min.
Na parte da tarde as palestras iniciam as 13h:45min com o tema tempo e clima do Rio Grande do Sul, e irrigação: uma ferramenta para altos rendimentos.
Cultura do milho no Alto Uruguai
A região cultivou uma área de 60 mil hectares na safra 2013/2014, com produtividade próxima de 9 mil quilos por hectare. Na safra 2014/2015, houve uma redução da área semeada em torno de 20% com o cereal. Mas na safra 2015/2016, foi cultivada uma área de 43 mil hectares, que apresentou uma produtividade média de 147 sacos de milho por hectare.
Via Atmosfera Online