Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

18/02/2016

Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara: Alunos acolhidos, recebidos e aconchegados!

Para os estudantes da Educação Infantil, os primeiros dias de aula são dias de conhecer melhor seus colegas, educadores e o espaço onde vão conviver por um longo tempo. Essa fase é chamada de Período de Adaptação Escolar e é delicada para a criança que inicia sua vida escolar. É, também, um momento especial para muitos pais que, pela primeira vez, deixam seus filhos em um novo ambiente.

Para o Centro de Educação IDEAU, a felicidade de receber os novos estudantes está associada à responsabilidade de, nesse momento, manter o olhar especialmente zeloso necessário. Os pais, ansiosos, observam atentamente os movimentos do filhos que desvendam, aos poucos, as novidades. E é assim que a adaptação se dá: com muito cuidado, paciência e amor. “Dia após dia, pais e filhos compreendem o sentido de fazer da escola um segundo lar e acostumam-se à nova rotina, dando asas e acreditando no potencial dos pequenos.” Salienta a coordenadora pedagógica profª Caroline Tonin Cadorin.

A primeira quinzena letiva será de horários e atividades diferenciadas. O período de permanência na instituição de ensino, durante esses dias, é variável, de acordo com a faixa etária do estudante, e progressivo. Assim, a cada dia ele permaneça um tempo maior na companhia dos colegas e educadores até atingir as quatro horas do turno. Além disso, as atividades priorizam a recreação e as brincadeiras, mas sempre de forma calma,  salienta a coordenadora.

Dicas para o período de adaptação

  • Despedir-se natural e rapidamente da criança, ao deixá-la na sala;
  • Evitar conversas com a professora na entrada, para que ela possa atender, prontamente, o estudante;
  • Procurar a coordenação e orientação educacional, caso sinta necessidade;
  • Seguir as orientações dadas pelos profissionais do Colégio;
  • Demonstrar satisfação e comentar com a criança sobre seu dia escolar, ressaltando as coisas boas que aprendeu e motivá-la para o dia seguinte;
  • Deixar a criança trazer para o Colégio, caso seja importante para ela, um objeto pessoal de estimação ou um objeto do responsável para que ela guarde;
  • Preparar um lanche com os alimentos preferidos da criança.
Comentários