Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Brincando com os sentidos
A percepção de mundo, para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. A união e o estímulo desses sentidos facilitam o processo de aprendizagem do educando, pois o conhecimento do mundo chega por meio desses sentidos, sendo captado por células sensoriais e, posteriormente, interpretado pelo cérebro. Dessa forma, o corpo se estabelece como o principal instrumento de aprendizagem.
Com o objetivo de proporcionar maiores conhecimentos sobre os sentidos, os alunos do 2º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, juntamente com a professora Neicla Piva Talian participaram de atividades desafiadoras onde nas quais poderiam utilizar somente um destes, para sentir e observar a sensibilidade de cada, com suas devidas limitações.
A prática explorou a maior parte dos sentidos sensoriais ao mesmo tempo, tornando maior essa porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo. As crianças desenvolveram habilidades motoras e intelectuais, facilitando a aprendizagem
O recurso utilizado possibilitou a exploração de movimentos corporais e a utilização de todos os sentidos sensoriais, desenvolvendo a percepção cognitiva. Fica evidente a importância do uso de todos os sentidos sensoriais nas atividades, pois o tato, por exemplo, facilita o processo de transformação do concreto para o abstrato, levando o educando à cognição significativa. Trabalhar com atividades práticas é um valioso recurso no processo de aprendizagem; auxilia a acompanhar os processos de descoberta do aluno, ver como ele faz para chegar a um raciocínio lógico.
A prática por meio de atividade lúdica, além de sentir prazer e diversão forneceu subsídio para o educando observar, interagir, experimenta, investigar e formar seus conhecimentos.