Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei Nº 5.692/71. Desde então, ela tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96 e com os parâmetros onde a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática dos professores.
A interdisciplinaridade é forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento. Com ela é possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas, e esta, por sua vez é uma maneira de possibilitar a formulação de um saber que deve ser cada vez mais valorizado no processo de ensino-aprendizado. Ela surge para superar a fragmentação entre as disciplinas, proporciona um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade e visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
E foi nessa perspectiva que a professora de Línguas do Centro de Educação Ideau, Professora Meri Melo, trabalhou com os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Nas aulas de espanhol, a fim de trabalhar com a interdisciplinaridade, os alunos fizeram uma pesquisa sobre Frida Khalo. Depois de saberem da biografia da artista, trabalharam com o tema em espanhol trabalhando a literatura e por fim, numaprática pedagógica dinâmica: os alunos fizeram o autorretrato da Frida Khalo.
“O que levou-se desse trabalho é que as atividades não podem ou devem prender-se àquilo que acreditamos em que a disciplina esteja "predestinada". Podemos e devemos abrir os horizontes das habilidades de cada disciplina” relata a professora.