Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

29/08/2013

Alunos e professores do Ensino Médio do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara participam da 15ª Jornada Nacional de Literatura em Passo Fundo

 

Na quarta-feira, 28 de agosto, alunos do Ensino Médio do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara visitaram e participaram da 15ª Jornada Nacional de Literatura na cidade de Passo Fundo.
A 15ª Jornada Nacional de Literatura de 2013 está voltada ao presente e ao futuro porque como toda grande ideia e toda grande obra não vivem sem o que virá e o que se está vivendo. “Leituras jovens do mundo” é o tema, que resgata o papel do jovem no mundo incentivando-o ao conhecimento através da leitura. O jovem é o presente, mas necessariamente existe um passado que deve ser conhecido e reconhecido, não como modelo, mas como suporte, inclusive para as mudanças. A Literatura contribui nesse resgate.
Segundo a aluna Izadora Borgmann Frizzo, a Jornada foi de grande valia. “A Jornada foi maravilhosa, foi um momento de aprendizado e cultura. O debate agregou conhecimento e importantes informações. Tivemos a oportunidade de ouvir grandes profissionais trocarem ideias sobre um assunto que faz parte da nossa faixa etária, e isso foi ótimo. Tenho certeza que todos que foram, assim como eu, saíram muito satisfeitos. Que venham mais!”, comenta a aluna do 1º ano do Ensino Médio.
Para a aluna Martina Cadorin, a Jornada agrega inúmeras experiências. “Participar da Jornada Nacional de Literatura é sempre uma ótima experiência. Ouvir as palestras, ficar inteirada do assunto em debate e ter a oportunidade de conhecer pessoas que, além de famosas, agregam muito à nossa cultura a partir do conhecimento que compartilham, é muito interessante!”, relata a aluna do 3º ano do Ensino Médio.
Dentre as atividades previstas, os alunos participam do palco de debates – Corpo, sexualidade e afeto com as escritoras Diana Corso, Laura Muller (Programa Altas Horas) e Miriam Goldenberg e do show musical Comédia em pé.  “Momentos como esse são oportunidades incríveis para sentir a obra literária pelo filtro do autor num diálogo autor- obra – leitor, em momento mágico de interação”, relata a professora de Língua Portuguesa e de Literatura, Angelice Melania Barancelli Slaviero, que também acompanhou o evento.
Comentários