Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Alunos do Centro de Educação IDEAU em… “Representando o contexto…”
A função simbólica foi o centro do processo. As crianças construíram seus símbolos através de diferentes formas de representação. Essas representações buscaram dar significado sobre as ações verbais, visuais, gestuais, sonoras. A arte teve um papel prioritário, pois foi através das experiências artísticas e o seu sentido que deram asas à imaginação.
“Percebemos que a criança vive intensamente, apresenta a realidade de maneira a noticiar o que viveu de forma que, aos poucos, dentro de um processo de observação, vá enriquecendo seus registros para que estes fiquem com a mais “pura” realidade do que ocorreu”, comentaram as professoras.
A arte nos possibilita a junção entre pensamento e sentimento que nos ajuda a significar o mundo. Assim, o ser humano é a soma de suas percepções singulares, únicas que buscam o constante despertar, no sentido da constante busca do conhecimento.
Temos a clareza que o papel da escola e da educação atual é desenvolver em nossos alunos potencialidades e competências, pois as exigências do mundo globalizado, fazem com que os profissionais que atuarão no mercado de trabalho sejam pessoas autônomas, eficazes, competentes.
Uma educação baseada em valores, atitudes, reflexões, formas de expressão, possibilitam uma vivência concreta das mais diversas situações, onde cotidianamente, as crianças serão desafiadas a crescerem, posicionarem-se, atuarem, criarem, proporem situações e resoluções de problemas, enfim estarem também abertas e flexíveis para enfrentar este mundo tão cheio de elementos novos.