Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Alunas concluintes do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar, da Faculdade IDEAU, constroem instalação buscando sensibilizar para a necessidade de reutilização de resíduos
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) afirma que a geração de resíduos sólidos urbanos (resíduos orgânicos e inorgânicos, como papel, plástico, vidro dentre outros) no Brasil, em 2014, foi de aproximadamente 78,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 2,9% de um ano para outro, índice superior à taxa de crescimento populacional no país no período, que foi de 0,9%. Considerando que neste ano (2014) a população brasileira era de 202,7 milhões de habitantes (IBGE, 2014), tais números indicam que cada brasileiro produz, em média, por ano, 383 kg de lixo.
Apesar da força da legislação que busca a destinação correta destes resíduos – muito especialmente a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), muito poucos avanços se têm notado e segue-se tristes realidades deflagradas pelo acúmulo de lixo em locais inapropriados, dentre esses, os lixões, rios e até mesmo terrenos diversos. As conseqüências de tal situação passam por problemas de degradação ambiental local (estéticos, por exemplo) passando a questões muito mais complexas, como a percolação de substâncias químicas tóxicas ao lençol freático, ao ar e ao solo que, em médio ou longo prazo, podem provocar doenças humanas, dentre essas, notadamente, o câncer.
Pensando nessa situação e em sensibilizar a comunidade escolar/acadêmica do Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai (IDEAU), como atividade final da Disciplina de Bioquímica e Educação Ambiental, ministrada pela Professora Ms. Renata Confortin, as alunas concluintes do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar do IDEAU, construíram no último sábado, 3 de setembro, uma obra de arte do tipo instalação fazendo uso apenas de resíduos produzidos em suas residências e na comunidade onde moram. Divididas em dois grupos, um deles montou um quadro com o logotipo do Instituto utilizando apenas tampinhas de garrafas; o outro grupo montou um boneco com resíduos diversos, entre eles, embalagens de papel e plásticas, recipientes de vidros e outros. Expostas na parte interna do prédio A do campus 1, as obras carregam algumas interrogações e buscam sensibilizar para as questões ambientais, especialmente as que tratam da intensa produção de resíduos e a fragilidade nos processos de destinação, reutilização e reciclagem dos mesmos: “quanto você produz de resíduo por dia???”; “para onde vai o resíduo que você produz todos os dias???”.