Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

09/10/2017

Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária nível VIII da Faculdade IDEAU visitam abatedouro suíno em Passo Fundo

O curso de Medicina Veterinária forma profissionais habilitados a promover a saúde animal, com vistas à saúde humana. Os profissionais desta área também estão envolvidos na fabricação e processamento de alimantos de origem animal, sendo responsáveis por garatir que as empresas produzam alimentos de origem animal inócuos para a população, através da implementação de programas de autocontrole e da fiscalização. Existem divestas doenças que podem ser transmitidos à população através de alimentos de origem animal, como tuberculose por exemplo.

Buscando complementar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula a respeito dos produtos de origem animal, foi realizada no dia 03 de outubro com o nível oito da Medicina Veteinária da faculdade IDEAU, uma visita técnica a um abatedouro de suínos, registrado na Serviço de Inspeção Municipal, localizado na Comunidade de São Valentim, em Passo Fundo, estando assim apto a comercializar seus produtos dentro do município. A empresa produz carnes e outros produtos suínos, com destino à comercialização principalmente na feira do produtor rural.

A visita foi acompanhada pela professora da disciplina Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal I, Méd. Vet. Mestre Deise Luiza Mahl, que também é funcionária da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e responsável pela fiscalização do estabelecimento. Foram acompanhados os procedimentos de abate, focando no bem-estar animal e nos procedimentos de inspeção.

Segundo a professora Deise Luiza Mahl, “A visualização na prática do fluxograma de abate, mesmo em estabelecimento de pequeno porte, é fundamentalpara o futuro Médico Veterinário. Este profissinoal, além de fiscalizar os estabelecimentos, tem o papel de escarecer a população sobre o consume deste tipo de produtos quando não inspecionados. Mesmo produtos destinados a feiras e comércios de pequenos produtores devem estar registrado em algum serviço de inspeção, garantindo sua segurança”.

Comentários