Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/04/2017

Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária nível VIII da Faculdade IDEAU acompanham abate de equinos em frigorífico de São Gabriel para preparação do PATP

O abate de equinos possui algumas características próprias, que diferem das demais espécies. Sendo assim, buscando complementar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula a respeito do abate das diferentes espécies, alunos do nível oito da Medicina Veteinária da faculdade IDEAU realizarm no dia 28 de março de 2017 uma visita técnica ao frigorífico Foresta, localizado no município de São Gabriel e que possui Inspeção Federal, sendo fiscalizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A empresa é voltada para exportação de carne equina a países europeus. A visita foi acompanhada pela Méd. Vet. Neide Severo, responsável pela indústria, e faz parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático do oitavo semestre do curso.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária tem como título do projeto de aperfeiçoamento teórico-prático aEQUIDEOCULTURA COMO INDÚSTRIA NO RIO GRANDE DO SUL: PRINCIPAIS AFECÇÕES NA CLÍNICA DE EQUINOS” e sabendo que a Medicina Veterinária visa a formação de profissionais voltados para a saúde animal e que contribuem para a manutenção da saúde humana. Os equinos são animais utilizados para desporto e trabalho, sendo muitas vezes considerado um animal de estimação, porém estes animais também acabam sendo utilizados no mercado da carne. Por ser uma carne de baixa aceitação pela população brasileira, existem poucos frigoríficos voltados para este tipo de abate no país, sendo que seus produtos acabam sendo encaminhados para exportação. A maioria de animais destinados a eles acabam sendo idosos e de descarte, sendo sua carne utilizada principalmente para a fabricação de embutidos do país importador.

Todo tipo de beneficiamento de produtos cárneos precisa passar por inspeção sanitária, que garante a inocuidade dos produtos para serem consumidos pela população. Na inspeção sanitária o Medico Veterinário desempenha um papel essencial, realizando a fiscalização baseado em critérios impostos pela legislação vigente. 

Comentários