Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Psicologia desenvolvem protótipo de modelo escolar
Acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), oitavo nível, realizaram na última semana uma simulação de novos complexos escolares com base nas teorias estudadas na disciplina de Psicologia Escolar e Orientação Profissional. A matéria tem por objetivo apresentar aos estudantes as funções do Psicólogo no contexto escolar e a importância da interlocução da psicologia com a educação e a pedagogia.
Através dos conteúdos vistos em aula, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a importância do ambiente físico e da formação pedagógica para a construção de uma escola que atenda as demandas da educação, apresentando uma nova proposta de ambiente escolar, em formato de maquete. A turma foi dividida em dois grupos, onde um ficou responsável pela construção interna do espaço, com proposta de sala de musicalização, arteterapia, lazer e afins; o outro grupo desenvolveu a proposta externa, apresentando espaço com piscina, bicicletário e contato com a natureza, por exemplo.
A tarefa de reunir os conteúdos e compilar na construção de uma maquete desafiou os alunos a compreender as abordagens pedagógicas e relacioná-las com a psicologia. “Nós precisamos desconstruir a ideia de que o psicólogo é um profissional da saúde, exclusivamente, dentro da escola. O psicólogo estuda muito sobre desenvolvimento humano e processos de aprendizagem, é um profissional que tem muito a contribuir na construção de uma escola que reconheça o aluno como um agente ativo, desejante e atuante na educação”, explica a professora Jordana Calcing.
De acordo com os alunos, esse formato de avaliação lhes possibilitou problematizar os conteúdos vistos, além de estimular o senso de organização, diálogo e planejamento para que, assim, pudessem executar a tarefa, e ainda, gerar a construção de uma memória de longo prazo.