Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória em bovinos
No último sábado, 27, os acadêmicos do V e IX semestre do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) participaram de um procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória em bovino, na Fazenda Escola. A atividade foi acompanhada pela professora Dra.Ticiany Maria Dias Ribeiro.
A vaca apresentava dificuldades para se alimentar, associado a isso, edema pré-esternal e ausculta cardíaca com som maciço, caracterizando sinais clínicos da reticuloperitonite traumática, um problema que ocorre quando o animal perfura a parede do retículo com um corpo estranho, provocando danos ao pericárdio e coração. Isso acontece devido a baixa seletividade dos bovinos durante a apreensão do alimento.
Após a identificação dos sintomas, foi optado pelo procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória, tendo em vista que este é um método utilizado para diagnosticar e tratar distensão abdominal, fadiga gástrica, remoção de corpos estranhos, entre outros. Com o animal imobilizado foi dado início ao processo de desinfecção da região, e após, a incisão.
Em seguida, foi realizado a retirada do material ruminal com o objetivo de encontrar possíveis corpos estranhos. Durante a retirada desse material foi encontrado um prego e um saco plástico. Segundo a professora esse tipo de incidente é comum em bovinos, o que torna indispensável o aprendizado nessa área.
Ao longo do procedimento os estudantes puderam auxiliar, desenvolvendo várias funções, entre elas, cirurgião, auxiliar de cirurgião, instrumentador, anestesista e enfermeiro. “Aqui no UNIDEAU, preconizamos os atendimentos dos nossos pacientes de forma ética, e sempre voltado ao aprendizado dos nossos alunos. O aluno exerce a prática junto com o professor”, explicou Ticiany.