Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Educação Física IDEAU promovem avaliação da composição corporal
O interesse em medir e quantificar os diferentes componentes do corpo humano iniciou no século XIX e aumentou no final do século XX devido à associação do excesso de gordura corporal com o aumento do risco em desenvolver doenças do tipo arterial, coronariana, hipertensão, diabetes tipo II, pulmonar obstrutiva, osteoartrite e certos tipos de câncer. Por volta de 1998 a obesidade foi identificada como um fator de risco primário para doença coronariana pelo American Heart Association. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas, inclusive nos países em desenvolvimento como o Brasil. Dados recentes da Força Internacional da Luta contra a Obesidade mostram que 13,3% das mulheres brasileiras estão obesas e 36,8% têm sobrepeso.
Conforme o profº da disciplina, Andrigo Zaar Stankievicz, a análise detalhada da composição corporal permite a quantificação de grande variedade de componentes corporais e torna-se de extrema importância, pois permite determinar a quantidade total e regional de gordura corporal. “Assim, procuramos preparar os futuros profissionais para obterem resultados altamente acurados e reprodutíveis. Para isso, devemos ter um conhecimento profundo da metodologia da técnica escolhida e dos critérios de autenticidade científica, validade, confiança e objetividade”, ressaltou.
Os resultados serão apresentados individualmente e posteriormente será traçado o perfil antropométrico do curso.