Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem artigos científicos sobre a evolução arquitetônica de municípios da região
Os acadêmicos do 2° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade IDEAU produziram artigos científicos sobre a evolução arquitetônica de residências construídas antes de 1950 nos municípios de Erechim, Getúlio Vargas e Sananduva, fazendo comparativos com as edificações contemporâneas.
Em Erechim, a residência escolhida foi a casa do professor Mantovani (uma das primeiras casas da cidade), que acabou dando nome a escola hoje existente no município. No município de Getúlio Vargas, a residência escolhida para estudo foi a primeira casa em alvenaria, e, em Sananduva, foi uma residência edificada pelo próprio proprietário que mantém viva a cultura e a história da família até hoje. Os artigos produzidos, fazem parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP) e estão carregados de histórias, cultura e emoção.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Suélen Cominetti, o estudo é de suma importância pois contribui para manter viva a cultura e a história arquitetônica do Alto Uruguai, “Em última análise, podemos evidenciar o quão nossa região foi marcada pela etnia Italiana a partir da imigração destes povos”, comenta a professora. Além disso, os trabalhos serão entregues às bibliotecas municipais dos municípios estudados, para que as informações estejam próximas e à disposição da população.