Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

25/06/2014

Acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade IDEAU apresentam projeto

     Os acadêmicos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade IDEAU, apresentaram o Aperfeiçoamento Teórico e Prático, o desenvolvimento de um Software de Gestão Escolar que consiste em uma ferramenta para gerenciamento de instituições de ensino. Seu desenvolvimento teve como objetivo atender as demandas do universo educacional, porém a ideia contempla o desenvolvimento de um Software integrado de gestão.
     O Projeto foi desenvolvido, com base na linguagem UML, utilizando as seguintes ferramentas case:  MindManager e PowerDesigner. O banco de dados utilizado foi o MySQL. Para codificação foram utilizadas duas linguagens de programação: PHP para os módulos web e Delphi para os módulos desktop.
     Segundo a professora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade IDEAU Cheila Bombana,  “o envolvimento dos alunos em um projeto real é um desafio, mas torna o processo de aprendizagem mais motivador, pois permite aplicação prática de análise, projeto e desenvolvimento de software, além de contribuir para o amadurecimento e interação entre as turmas. Este projeto inovador, que permite a imersão do aluno na realidade do mercado profissional, é uma evolução do Projeto Teórico Prático já aplicado com sucesso pela instituição”.
     O professor Marcos André Lucas ressalta a importância de um desafio para a vida profissional. "Só podemos dizer que temos realmente uma aprendizagem significativa, se conseguirmos inserir os alunos de maneira ativa na realidade do mundo. É para isto que eles procuram uma formação, e é este o objetivo final de todo o processo: prepará-lo para os desafios reais. Os professores do curso estão tendo o desafio (e cumprindo) de levar aos alunos não apenas a simular ações de contexto real, mas sim apresentar projetos, desenvolver novas ideias, resolver problemas, e, essencialmente, aplicar conceitos que eram meramente teóricos em ações efetivamente práticas. É com atividades como as realizadas neste projeto que se torna possível exigir do aluno e, paralelamente, contribuir para sua formação como indivíduo", afirma.
     Conforme o professor Marcel Brambatti, "aliar prática profissional com a teoria acadêmica, esse é o intuito desse projeto. E isso se torna ainda mais importante em um curso de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistema, em que o mercado demanda profissionais com certa experiência. Nesse sentido, fazer nossos alunos participar da construção de algo inovador e diferenciado tanto em modelo educacional quanto produto-software é muito gratificante e desafiador. Mas, temos a certeza de que todo o esforço será recompensado através da excelente qualificação e colocação no mercado dos profissionais que formamos”.
     O professor Jorge Luiz Ferretto Junior, afirma que "o formato do projeto de Gestão Escolar traz a educação ativa na sua plenitude. A Faculdade IDEAU, sendo pioneira neste formato, envolveu direção, administração, funcionários, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professores e alunos para o objetivo de desenvolver um sistema, utilizando todas as disciplinas integradas. Assim trazendo a teoria junto com a prática e a interdisciplinaridade para o dia-a-dia das aulas. Estou satisfeito e honrado em participar de algo tão inovador”.
     Para o Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas professor Eduardo Schorr, “a palavra é transformação, porque este Projeto é totalmente inovador. Parte dele tem o método da Educação Ativa que é muito difundida na Europa. Este método proporciona muita experiência, trabalho em equipe, planejamento, organização, análise de cenários, diagnóstico, etc. Não foi nada fácil a implementação desta atividade, pois foi necessária uma grande mudança cultural não somente por parte dos alunos, mas também dos Professores porque é um método totalmente diferenciado de ensino. Como tudo na vida, é um projeto em constante evolução, porém inúmeros frutos já foram colhidos pelos alunos e pela Instituição, como por exemplo, o índice de 97% de empregabilidade e a credibilidade criada no mercado de trabalho”.

Comentários