Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Agronomia realizam estudo sobre classificação de grãos
Na última quarta-feira, 29, os acadêmicos do nono semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma aula prática sobre classificação de grãos. A atividade faz parte da disciplina de Tecnologia de Pós-colheita, ministrada pelo professor Dr. Maurício Albertoni Scariot.
A qualidade de um lote de grãos é mensurada pelos defeitos e avarias que apresenta, fato este que define o seu uso e valor no mercado. Tendo em vista a importância desse conhecimento, os estudantes realizaram a classificação de grãos de milho e soja, tomando por base os critérios definidos pela legislação, os quais levam em consideração o percentual de impurezas e materiais estranhos, percentuais de grãos quebrados, carunchados, chochos, esverdeados, ardidos, mofados, fermentados, germinados, dentre outros.
Vale destacar que tais defeitos são consequências do manejo adotado durante a produção, colheita, beneficiamento, secagem e armazenamento do produto. Ao longo de todo esse processo, o Engenheiro Agrônomo é o profissional que está habilitado para atuar frente a essas operações, sendo assim, reconhecer os problemas que ocorrem nos lotes de grãos é de extrema importância. “O conhecimento dos defeitos e avarias que rebaixam a sua classificação e o seu valor, auxiliam os alunos a entender quais são as causas e os manejos que devem ser adotados para evitar estes problemas”, explicou o professor.