Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Agronomia realizam aula de amostragem de solo
A agricultura foi definida como "a arte de modificar os ecossistemas, em termos econômicos e sem produzir danos irreversíveis" (Malavolta, 1997). O cultivo das plantas para atender às necessidades humanas é uma atividade essencialmente dependente de conhecimentos técnicos, condições sócio-econômicas, de solo e clima. Os progressos alcançados pela agricultura, graças aos avanços científicos e tecnológicos, não têm precedentes na história da humanidade (Paterniani, 2001). Entre as diversas áreas do conhecimento, a fertilidade do solo e a nutrição de plantas estão entre as principais responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola no Brasil, já que o desenvolvimento satisfatório das plantas somente pode ser obtido com um suprimento adequado de nutrientes.
É com base nestas informações, e devido à importância das atividades práticas associadas à teoria, que os alunos do 4º nível do curso de Agronomia, através da disciplina de Fertilidade do Solo, realizaram uma aula de amostragem de solos no último sábado, dia 13 de setembro, no Campus 3 da Faculdade IDEAU.
O objetivo da atividade foi diagnosticar a fertilidade do solo, tendo sido coletadas amostras em diferentes glebas da área e profundidades do solo. Estas amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Solos São Francisco, sendo posteriormente os laudos interpretados quanta à acidez e teores de nutrientes. De acordo com as culturas a serem implantadas, serão realizadas as recomendações de corretivos e fertilizantes.