Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

14/11/2017

Acadêmicos da Faculdade IDEAU participam de atividade com Atletas Surdos

As turmas dos Cursos de Educação Física  e Pedagogia nível VIII da Faculdade IDEAU participaram de uma atividade na segunda-feira 23 de outubro com o time de futebol de salão composto somente por atletas Surdos. Segundo a professora da disciplina de Libras Cristina Pereira essa atividade faz parte da disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que desde o decreto 5.626 de 2005 tornou-se disciplina obrigatória nos cursos de licenciaturas. A proposta dessa visita é uma imersão na cultura e na língua utilizadas pelas pessoas que são Surdas.

 O time é da Associação de Surdos de Passo Fundo – ASPF, que foi fundada há 26 anos e tem por objetivo oferecer lazer e esporte a comunidade Surda de Passo Fundo e região. O treinador (ouvinte) Alex Migliovaca, formado em Educação Física e que teve como desafio aprender a conversação em libras para ficar mais próximo do time. A equipe já conquistou diversos prêmios durante esses anos e atualmente são vice-campeões da Liga Gaúcha de Futsal de Surdos.

Nesse dia os alunos da Faculdade IDEAU puderam colocar em prática alguns sinais que aprenderam no decorrer da disciplina através de uma roda de conversa depois de realizarem uma "partidinha" para entenderem como o técnico conduz um time de Surdos e como é na prática jogar com atletas que tem estratégias de campo de uma forma, digamos, "silenciosa".

Conforme os acadêmicos,“nunca tínhamos visto uma partida de futsal tão tranqüila, em que a comunicação e concentração visual se fez mais importante que os gritos que comumente ouvimos em partidas como essa”.

Com o apoio da professora da disciplina de Libras Cristine Pereira traduzindo as falas, os alunos puderam fazer uma série de perguntas ao grupo de convidados acerca das temáticas que foram desenvolvidas nas aulas. 

Comentários