Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos apresentam o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático
A cada semestre os acadêmicos da Faculdade IDEAU realizam a Prova Interdisciplinar composta por questões referentes às disciplinas cursadas durante o período e um tema único e abrangente que serve como base de estudos e inter-relação com os conteúdos. E após os acadêmicos desenvolvem o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático, que é um dos diferenciais da Instituição, que busca preparar seus profissionais para os desafios do mercado de trabalho. O Teórico Prático possibilita a aproximação entre a teoria e a prática por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos a cada semestre. As apresentações dos Projetos deste semestre se realizaram no período de 13 a 18 de junho.
Os acadêmicos de todos os cursos da Faculdade IDEAU apresentaram durante toda a semana os Trabalhos do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico, onde cada curso teve uma proposta diferente. Os alunos do Curso de Administração realizaram os seguintes trabalhos: ADM 1 “O Mercado de Trabalho para o Administrador”, ADM3 “Os Problemas Ambientais e o Papel do Administrador”, ADM 5 Workshop/Treinamento, ADM 7 “Identificação de necessidades e/ou oportunidades de Mercado”. O Curso de Análise de Sistemas realizou um único trabalho onde os alunos Desenvolveram um Software ERP. O Curso de Pedagogia foram realizados os seguintes trabalhos: Pedagogia 1 “ Memorial de Vida e o Ser Humano em suas diferentes dimensões: família e escola”, Pedagogia III “ Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, Pedagogia V “Oficinas Pedagógicas em Ambiente Hospitalar” e Pedagogia VII “Ressignificando princípios e práticas pedagógicas”, já o Curso de Psicologia apresentaram os seguintes trabalhos: Psicologia I “O Psicólogo e suas áreas de atuação: Uma visão dos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Psicologia”, Psicologia III “ As Inteligências Múltiplas na Educação Infantil: Da Teoria à Prática” e a Psicologia V “Concepção de doença mental por acadêmicos da Faculdade IDEAU”.
Conforme a Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Psicologia professora Me. Gisele Maria Tonin da Costa, ressaltou que, “ O Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático constitui-se uma ferramenta metodológica para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de maneira a formar um egresso capaz de pôr em prática a teoria aprendida durante sua graduação e sentir-se preparado com excelência para o mercado de trabalho. A intervenção do docente passou a ser um processo de ressignificação pedagógica privilegiada que contribui para a construção de novos conhecimentos, considerando o contexto como real aprendizado. A partir das informações e vivências criativas e significativas, busca-se o desenvolvimento do raciocínio de forma seqüencial e ordenada, habilidades estas estimuladas durante o Curso. Cabe ao professor o papel de “encantar” os alunos pela sua forma de selecionar, organizar, contextualizar os conteúdos, promovendo assim seu desenvolvimento intelectual, e auxiliando-os na construção como sujeito, isto é, como ser social”.
Os alunos do Curso de Ciências Contábeis realizaram os seguintes trabalhos: Contábeis I “Inserção do Contador no Mercado de Trabalho”, Contábeis III “Diagnóstico das Empresas e as Ações Judiciais: Uma Visão dos Acadêmicos do Terceiro Semestre do Curso de Ciências Contábeis”, Contábeis V “Planejamento Tributário Empresarial: Um Estudo de Caso” e Contábeis VII “Planejamento Estratégico Empresarial”.
Para o Coordenador do Curso Professor João Henrique Zancanaro “neste semestre em particular tivemos um grande avanço no PATP, pois os alunos dispuseram de 01 noite somente para a pesquisa e trabalho nestes projetos. Temos o entendimento que o PATP é o grande diferencial de ensino e metodologia desta IES, pois efetivamente os alunos estão aliando teoria x prática, interagindo com o mercado de trabalho, sendo visto por este e abrindo portas para o seu amanhã profissional”.
Para os alunos de Psicologia V, Andreza, Camila, Cássia, Rafael e Viviane o Projeto Teórico Prático “é uma ótima e eficaz maneira de trabalharmos a parte teórica e a prática ao mesmo tempo, através das disciplinas acadêmicas de cada Curso. Além de desenvolvermos a escrita e a elaboração de um artigo científico, desenvolvemos a oratória, proporcionando aos Acadêmicos um melhor desempenho em relação à postura, abordagem lingüística e desenvoltura diante das diversas situações”.
Para os acadêmicos de Administração I Mateus, Nadiesca, Tatieli e Tobias “o teórico faz com que os alunos consigam entender melhor determinados assuntos assim se aperfeiçoando e tomando cada vez mais conhecimento, foi importante para sabermos como está a visão dos formandos do curso de administração sobre o mercado de trabalho e a instituição e colaborou para termos mais certeza se é o curso de administração que queremos cursar”.