Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

17/09/2012

Acadêmico IDEAU está na Holanda fazendo estágio final

Mateus está trabalhando em uma propriedade onde o serviço é manter a estação de alimentos cheia, sendo que um robô se encarrega de tratar na hora e quantidade programada de cada lote. Outra atividade é acompanhar alguns animais que não foram para o robo de ordenha nos horários mínimos durante o dia, recolhê-los do pasto que o robo liberar para pastar fora, aproveitando o período de verão no país, pois em novembro inicia o inverno e até março o frio se intensifica. Com neve as vacas ficam apenas no galpão.
A propriedade registra 3.000 litros de leite por dia, gordura 4.35%, proteína 3.6% CCS abaixo de 50 mil e UFC abaixo de 1.000. A qualidade do leite esta relacionada ao robo devido a qualidade de ordenha e ordenha individualizada teto por teto.
Outra diferença é que não existem animais descartando leite. Além do mais, é proibido o uso de BST, hormônios e antibióticos para aumentar a produção. “O manejo das vacas é muito bem feito para evitar doenças e não ter que usar medicamentos que, se por eventual necessidade, tem que secar a vaca mesmo que tenha pouco tempo de lactação e esperar o próximo parto”, relatou o acadêmico.
O robo de ordenha é da marca Lely e o robo de alimentação é Trioliet o melhor do mundo. Existem apenas 22 na Europa inteira, mas é muito eficiente e confiável podendo tratar até 500 animais. Já o robo de ordenha pode ordenhar até 110 vacas. Acima há necessidade de por mais robôs no galpão para atender a necessidade. 

 

Comentários