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Acadêmicas do nível VI do Curso de Pedagogia inovam na realização do Projeto Teórico Prático
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As acadêmicas do nível VI do Curso de Pedagogia inovaram na realização do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático, aprofundando estudos e realizando intervenções práticas na área da Pedagogia Empresarial, sob a orientação da Profª Me Ângela Mara Berlando Soares.
Esse campo de atuação do Pedagogo não é muito explorado, o que configurou um grande desafio para as estudantes que se depararam com uma riqueza de informações. A pesquisa levou à compreensão de que o Pedagogo Empresarial atua nas organizações como mediador dos processos de aprender e de ensinar dos indivíduos e equipes, razão pela qual é imprescindível o conhecimento da ciência pedagógica para fundamentar sua atuação. Segundo Giroux, (2000) “O pedagogo precisa colocar na condição de um eterno aprendiz buscando desenvolver profissionalismo, integridade e responsabilidade, capacitação na área educacional deixando de serem meros executores para se tornarem intelectuais transformadores”.
O Pedagogo da atualidade tem o perfil de pesquisador e gestor, o qual vem alcançando destaque dentro das empresas pela formação humana que o diferencia e lhe dá suporte para lidar com diferentes perfis profissionais. As corporações motivam estes funcionários a buscar novos tipos de conhecimento, a desenvolver sua capacidade de comunicação e de convívio com seus pares, fornecedores, clientes, conduzindo também a experiências inéditas ao enfrentar situações agradáveis ou incômodas.
As intervenções práticas ocorreram em empresas da região, que colaboraram para a efetivação do Projeto, possibilitando às acadêmicas a aplicação de propostas práticas que intencionaram o investimento nas potencialidades dos colaboradores e gestores, nas relações interpessoais, na qualificação de equipes, no alinhamento de processos. Essas ações aconteceram a partir de abordagens distintas, como aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e oficinas de aprendizagem, que posteriormente foram analisadas para o desenvolvimento de artigos, que servirão como referência para novos estudos.