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Acadêmicas do nível VI do Curso de Pedagogia inovam na realização do Projeto Teórico Prático
As acadêmicas do nível VI do Curso de Pedagogia inovaram na realização do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático, aprofundando estudos e realizando intervenções práticas na área da Pedagogia Empresarial, sob a orientação da Profª Me Ângela Mara Berlando Soares.
Esse campo de atuação do Pedagogo não é muito explorado, o que configurou um grande desafio para as estudantes que se depararam com uma riqueza de informações. A pesquisa levou à compreensão de que o Pedagogo Empresarial atua nas organizações como mediador dos processos de aprender e de ensinar dos indivíduos e equipes, razão pela qual é imprescindível o conhecimento da ciência pedagógica para fundamentar sua atuação. Segundo Giroux, (2000) “O pedagogo precisa colocar na condição de um eterno aprendiz buscando desenvolver profissionalismo, integridade e responsabilidade, capacitação na área educacional deixando de serem meros executores para se tornarem intelectuais transformadores”.
O Pedagogo da atualidade tem o perfil de pesquisador e gestor, o qual vem alcançando destaque dentro das empresas pela formação humana que o diferencia e lhe dá suporte para lidar com diferentes perfis profissionais. As corporações motivam estes funcionários a buscar novos tipos de conhecimento, a desenvolver sua capacidade de comunicação e de convívio com seus pares, fornecedores, clientes, conduzindo também a experiências inéditas ao enfrentar situações agradáveis ou incômodas.
As intervenções práticas ocorreram em empresas da região, que colaboraram para a efetivação do Projeto, possibilitando às acadêmicas a aplicação de propostas práticas que intencionaram o investimento nas potencialidades dos colaboradores e gestores, nas relações interpessoais, na qualificação de equipes, no alinhamento de processos. Essas ações aconteceram a partir de abordagens distintas, como aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e oficinas de aprendizagem, que posteriormente foram analisadas para o desenvolvimento de artigos, que servirão como referência para novos estudos.