Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicas do Curso de Pedagogia IV da Faculdade IDEAU realizam Seminário de Educação para o século XXI
No dia 02 de outubro a turma de Pedagogia IV apresentou o 1º Seminário de Educação para o século XXI. As futuras pedagogas tiveram como referência o livro “Educação: um tesouro a descobrir” de Jaques Delors. Dessa forma, as alunas tiveram o privilégio de fazer a leitura e apresentação de uma das obras mais bem conceituadas na área da educação, a qual exibe propostas excelentes para o campo educacional do século XXI, trazendo princípios e mudanças que foram pensadas na década de 90 e estão sendo implementadas nos dias atuais.
Sendo assim, durante a leitura e apresentação da obra as estudantes do curso puderam analisar e compreender o quão importante é a reflexão e debate em grupos dentro das escolas,tendo o professor como grande estimulador do processo para formar cidadãos críticos e de conhecimentos amplos. Em vista disso, pôde-se discutir sobre os princípios e valores essenciais que se adquirem nos primeiros anos escolares e que perduram durante toda a vida do ser humano. São eles: solidariedade e empatia, democracia, pluralidade cultural, ensino personalizado e por fim, os quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver).
Considera-se queas acadêmicas tiveram uma visão mais ampla sobre a sua futura profissão, pois a partir do livro pôde-se compreender que o professor e a escola têm papel fundamental para a melhoria da sociedade mundial, reforçando ideias já estudadas durante o curso e que são de extrema importância para o desenvolvimento humano e social. Conforme a aluna Ana Paula Plucinski “que a partir das reflexões do seminário foi possível compreender melhor questões escolares do nosso país e da relação entre escola, família e sociedade”.