Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/05/2014

Acadêmicas de Pedagogia da Faculdade IDEAU realizam viagem técnica

     As acadêmicas do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU, juntamente com a Coordenadora do Curso, professora Gisele Maria Tonin da Costa e docentes do curso, realizaram viagem técnica na quarta-feira, 21, à Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco – CIEP Centro Integrado de Educação Pública de Canela/RS. O diretor da Escola, professor Marcio Gallas Boelter, foi quem recepcionou e acompanhou as acadêmicas, professores e coordenação durante toda a visita explicando e tirando dúvidas ao longo do passeio.
     Conforme a Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU, professora Gisele Maria Tonin da Costa, o objetivo da viagem foi conhecer, analisar e perceber aspectos fundamentais de uma educação de qualidade, pois a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco é considerada a escola pública modelo do País. “Essas atividades além, de serem uma forma de integrar ainda mais o grupo, despertam o interesse em conhecer novas realidades e valorizar a formação acadêmica como fonte de conhecimento e crescimento pessoal e profissional. Foram momentos de grandes aprendizagens, percebendo o quanto a criatividade, a responsabilidade, o trabalho em equipe, o empreendedorismo fazem a diferença na Educação”, afirma.
     A Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, tem 101 anos de escola e foi fundada em 6 de março de 1913, sendo Carlos Wortmann seu professor, fundador e diretor. A instituição conta atualmente com 91 professores, 18 funcionários, 1200 estudantes sendo 900 em turno integral (9h), possui projeto educacional único no País, dispondo de uma grade curricular com aulas de inglês, espanhol, natação, danças, teatro, música e turismo, além de atividades agrícolas, ecológicas e profissionalizantes.  Segundo o diretor Marcio Gallas Boelter,  o quadro de professores e funcionários é de excelente qualidade, presteza, solidariedade e indiscutível padrão de ensino. “Nossos colaboradores são nossa alma, a força do empreendedorismo, a criatividade que se realiza num Projeto Participativo, Comunitário e Inovador. O objetivo da escola é despertar as habilidades, as potencialidades e desenvolver a criatividade, a cidadania, visando à profissionalização, o bem-estar social e o desenvolvimento integral do aluno”, ressalta.
     Outro ponto destacado pelo diretor são as 11 palavras que inspiram todo o projeto educativo da escola. Com isto o aluno tem a oportunidade de um amplo desenvolvimento bio-fisíco-emocional, sócio-esportivo-cultural, profissional e ambiental através das áreas: agrícola; artística; científica; cultural; desportiva; ecológica; idiomática; nutricional; profissional; psico-médico-odontológica; religiosa e turística. “Em todas estas áreas já existem trabalhos extremamente eficazes e que ajudam enormemente para que o ensino-aprendizagem desta Escola se torne mais leve, atraente, cheio de desafios. Alunos e professores estão sempre envoltos em Surpresas. A escola é referência nacional, sendo eleita a melhor escola pública do Brasil, entro outras premiações, recebeu o selo SESI de qualidade educacional e o certificado de “Escola Sustentável” pela UNESCO”, comenta Marcio Galla Boelter.
     As acadêmicas do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU Anelisa de Góis eBlenda k. Gasparin relatam que conhecer a Escola Neusa Mari Pacheco foi gratificante e significativo. “A visita nos proporcionou uma nova visão sobre a educação pública e de tempo integral. Observamos o quanto a união de toda a comunidade escolar, pais, alunos e professores trabalhando juntos e seguindo a sua filosofia que diz: “É preciso sonhar, no sonho projetar, no projeto realizar e continuidade, que se chegam as grandes resultados e conquistas”. Uma escola que partiu da necessidade do povo e assim permanece”, ressaltam as acadêmicas.

     

     

Comentários